(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IBGE: indústria de transformação cai 3,8% em 2014 ante 2013


postado em 27/03/2015 12:31

Rio de Janeiro, 27 - A indústria encerrou o ano de 2014 com uma queda de 1,2% na comparação com 2013. A indústria de transformação puxou o desempenho do setor para baixo, com um recuo de 3,8%, o maior desde 2009 (9,4%). Os destaques negativos na indústria de transformação foram a indústria automotiva, máquinas e equipamentos, aparelhos elétricos e produtos de metal. Boa parte desses itens afetam o investimento. Do lado positivo, ficaram a indústria farmacêutica, de perfumaria e bebidas.

A indústria extrativa mineral veio com um crescimento forte, de 8,7%, puxada pela produção de petróleo e gás e de minério de ferro. O crescimento ajudou a indústria em geral e conteve em parte a significativa queda da indústria de transformação. A indústria extrativa tem um peso de 4% na economia total, enquanto a indústria de transformação pesa 10,9%.

A indústria da construção civil teve um desempenho pífio, com uma retração de 2,6%. A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, disse que o instituto não tem dados suficientes para destrinchar essa queda, mas sinalizou que ela veio mais do lado da infraestrutura que do setor imobiliário.

"Olhando de fora a infraestrutura foi o que mais afetou negativamente a construção. A infraestrutura para a Copa do Mundo foi feita mais em 2013 que em 2014. Obviamente não foi só isso, mas foi um dos fatores", disse Rebeca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)