(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Raul Velloso confia que governo cumprirá meta fiscal e tem 'medidas na gaveta'


postado em 06/03/2015 14:01

São Paulo, 06 - O atual cenário político é preocupante, mas não comprometerá o ajuste fiscal, na avaliação do consultor Raul Velloso, especialista em finanças públicas. Para Velloso, o governo depende pouco do Congresso Nacional para ajustar a trajetória das contas públicas, como mostra reportagem do Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, na quarta-feira, e tem "medidas na gaveta" para conseguir cumprir o superávit primário. "Eles (Joaquim Levy e Nelson Barbosa) demonstram que têm medidas na gaveta", disse Velloso em almoço do Corecon-SP nesta sexta-feira em São Paulo.

O consultor exemplifica como "medidas de gaveta" a venda da administração da folha de pagamento da União e das transferências de recursos administrativos. Só essas duas medidas já contribuem com cerca de R$ 5 bilhões para o cumprimento da meta de superávit primário de 1,2% neste ano.

Velloso afirmou que tem confiança de que a meta fiscal será atingida. Diz que o governo tem demonstrado forte determinação de cumprir o plano de ajuste.

O consultor afirma que tem sido procurado por estrangeiros para falar sobre a atual crise de confiança no Brasil. A eles, Velloso tem demonstrado sua crença no cumprimento da meta fiscal dado o poder que o Executivo ainda tem para demonstrar a importância e a necessidade de fazer os ajustes sob pena de "paralisar o País".

Velloso afirmou ainda que, a despeito da crise política, o Brasil continua atraente para o estrangeiro, visto a taxa de juros e também o indicador de risco, que não foi tão afetado, na opinião do consultor. Ele ponderou, contudo, que é preciso observar com atenção o déficit em conta corrente, que já está bastante alto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)