(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Captação da Petrobras deve ter aval da União


postado em 05/03/2015 07:49

São Paulo, 05 - Com o acesso fechado ao mercado externo de dívida, a Petrobras vai recorrer aos bancos mais próximos para captar recursos. Nesta semana, o conselho da estatal teria dado sinal verde para que a estatal capte até US$ 19 bilhões, segundo uma fonte, o que equivale aos R$ 60 bilhões que o mercado calcula que precise para preservar seu caixa.

No entanto, como a companhia perdeu o grau de investimento, os empréstimos devem estar condicionados à entrega de garantias reais ou fiança do Tesouro, apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, com fontes familiarizadas com o assunto.

Ainda podem ser estruturadas operações em que a instituição bancária antecipe à estatal parte de recursos da venda de ativos que a Petrobras pretende realizar. "Só se aguarda a divulgação do balanço auditado da petroleira para que os empréstimos comecem a ganhar corpo", afirmou uma das fontes. A estatal, de todo modo, não poderá contar com os mesmos prazos que vinha contratando recursos no exterior. Tampouco o custo de captação deve ser o mesmo.

Rebaixado à categoria "junk" pela Moody’s no fim de fevereiro, o prêmio da Petrobrás para uma captação externa aumentou cerca de 250 pontos-base no prazo de sete anos, pelo cálculo do profissional. Para ele, os empréstimos devem acontecer abaixo desse prazo e possivelmente a um custo "um pouco menor" por conta do vencimento mais próximo.

Além do balanço auditado, os bancos envolvidos trabalham com um cenário base no qual a Petrobrás promoveria o corte já anunciado de seus investimentos e a venda de ativos.

As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)