(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco Central mantém aperto nos juros e taxa Selic vai a 12,75%

É o maior patamar para a taxa desde dezembro de 2008, quando a Selic estava em 13,75% ao ano


postado em 04/03/2015 20:08

Mesmo com a economia em marcha lenta, o Banco Central (BC) decidiu manter o ritmo de aperto nos juros básicos, numa decisão já amplamente esperada pelo mercado financeiro. Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 12,75% ao ano. É o maior patamar para a taxa desde dezembro de 2008, quando a Selic estava em 13,75% ao ano.

Com o novo aumento, o Brasil se consolida na liderança do ranking mundial de taxas de juros mais altas. Simulação da consultoria econômica Moneyou mostram que a taxa real – que desconta a inflação projetada para os próximos 12 meses – chegou a 5,28% ao ano. A China, que no domingo cortou os juros, está na segunda posição, com 3,18%.

A decisão deixa claro que o BC, apesar dos riscos de aprofundar uma recessão no país, está mais preocupado com o comportamento da inflação.

Com os reajustes de impostos e de preços administrados pelo o governo, como combustíveis e conta de luz, a carestia vem batendo pesado na renda das famílias.

Na avaliação dos analistas de mercado financeiros consultados pelo BC na pesquisa Focus, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá alcançar 7,47% até dezembro – o maior patamar desde 2004.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)