(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BC da Índia corta taxa de juros pela 2ª vez no ano, para 7,5%


postado em 04/03/2015 04:07

São Paulo, 04 - Pela segunda vez só em 2015, o banco central da Índia (Banco da Reserva da Índia, RBI) decidiu realizar um corte de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros de referência do país, agora em 7,5% ao ano. A decisão, anunciada nesta quarta-feira, pegou o mercado de surpresa e deu mais um sinal de que o RBI segue a tendência mundial de relaxamento da política monetária.

A primeira redução do ano foi divulgada em janeiro. Em fevereiro, a autoridade monetária não fez nenhuma alteração e, à época, afirmou em comunicado que estava à espera de mais evidências de que a inflação estava sob controle para realizar novos cortes nos juros. Foi o que ocorreu dessa vez. "O processo de desaceleração da inflação tem evoluído ao longo do caminho estabelecido pelo banco central em janeiro de 2014 e a um ritmo mais rápido do que previsto", disse o presidente do RBI, Raghuram Rajan.

As quedas nos preços do petróleo têm contribuído para aliviar a inflação do país, que, no cálculo anualizado, tem ficado abaixo de 6,0%, a meta do banco central. Em janeiro, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou 5,11% em relação a igual mês do ano passado. Com informações da Dow Jones Newswires


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)