(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Varejo paulistano vendeu 9,2% menos em fevereiro, segundo a ACSP


postado em 03/03/2015 09:01

São Paulo, 03 - Com dias úteis a menos que fevereiro de 2014 devido ao carnaval e em decorrência dos recentes reajustes de tarifas, as vendas do comércio varejista da cidade de São Paulo registraram um recuo de 9,2% em fevereiro na comparação com igual mês de 2014. Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o recuo foi ainda maior em relação a janeiro: 15,5%. "A renda das famílias está sendo drenada pelo tarifaço, impactando diretamente nas vendas no varejo como um todo", afirma Rogério Amato, presidente da ACSP.

Amato estima que haja recuperação do comércio varejista em março. Novamente o efeito calendário deve afetar os resultados, desta vez de maneira positiva, já que neste ano o mês não terá menos dias úteis devido ao carnaval, como visto no ano passado.

No mês passado, houve retração de 8,3% nas vendas a crédito ante fevereiro de 2015 e de 16% sobre janeiro deste ano. Nas mesmas bases comparativas, a diminuição da circulação de cheques foi de 10,1% e 15%, respectivamente.

A inadimplência na capital paulista avançou 6,1% na passagem de janeiro para fevereiro, de acordo com o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que mede o volume de carnês em atraso. Segundo a ACSP, trata-se de um movimento típico dessa época do ano, reflexo das compras feitas no natal.

A associação avalia que, descontados os efeitos sazonais, a inadimplência está estável e sob controle. "Mas, se a taxa de desemprego passar a crescer de maneira mais acentuada, a inadimplência pode aumentar", pondera a ACSP, em nota.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, e é baseado em amostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Reúne indicadores sobre vendas a prazo e à vista, inadimplência e recuperação de crédito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)