(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão: núcleo do CPI avança 2,5% em 2014; previsão +2,6%


postado em 30/01/2015 06:07

Tóquio, 30 - A taxa de inflação no Japão desacelerou em dezembro para o menor nível em um ano e meio, pressionada pela queda global dos preços do petróleo, revelaram dados divulgados há pouco.

O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou 2,5% no acumulado do ano de 2014. O dado veio abaixo da expectativa dos analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires, que previam que os preços acelerassem ao menos 2,6%.

Excluindo-se a volatilidade dos preços dos alimentos e o aumento dos impostos sobre as vendas em abril, o núcleo do CPI avançou 0,5% em dezembro ante dezembro de 2013, uma desaceleração ante o aumento de 0,7% registrado em novembro, na mesma comparação. Essa foi a leitura mais fraca desde junho de 2013 e ficou abaixo da previsão de analistas ouvidos pela Dow Jones, que previam um aumento de 0,6%.

Os dados mais recentes marcam mais um revés para os esforços do primeiro-ministro Shinzo Abe para acelerar a inflação no Japão, depois de mais de uma década de queda dos preços.

Mas, analistas avaliam que os números não são necessariamente ruins para a administração de Abe. Isso porque a causa do declínio é clara e a energia mais barata poderá estimular os investimentos na economia. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)