(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ata do Copom eleva projeção do BC para inflação em 2015


postado em 29/01/2015 09:31 / atualizado em 29/01/2015 09:49

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou suas projeções de inflação para 2015 no cenário de referência e no de mercado, na ata divulgada nesta quinta-feira, 29, em relação ao porcentual considerado no documento de dezembro. Nos dois casos, segundo o BC, a estimativa permanece acima do centro da meta de 4,5% fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O último Relatório de Mercado Focus aponta para uma taxa de 6,99% para o período. Já no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado em dezembro, o BC informou que a previsão para o IPCA de 2015 no cenário de referência subiu de 5,8% para 6,1%. No cenário de mercado, houve uma redução da projeção de 6,1% para 6%.


O BC também deu mais detalhes sobre sua estimativa para o IPCA em 2016. De acordo com a instituição, nos dois cenários, a previsão "permaneceu relativamente estável", mas acima do centro da meta, também de 4,5%. No documento de dezembro, o BC havia informado apenas que, para os três primeiros trimestres do ano que vem, as projeções estavam acima da meta tanto no cenário de referência quanto no de mercado. Na ocasião, a ata revelou também que as projeções do BC para a inflação entraram em trajetória de convergência, tanto no cenário de referência quanto no de mercado.

No final do mês passado, a projeção que constava no RTI para o IPCA de 2016 era de 5% no cenário de referência e de 4,9% no de mercado. A mediana das expectativas no boletim Focus da segunda-feira, 26, para o IPCA de 2016 é de 5,60%.

O presidente do BC, Alexandre Tombini, tem dito desde o final do ano passado que a inflação subiria no início de 2015, mas que iria desacelerar ao longo do ano. Segundo ele, no encerramento de 2016, o BC conseguirá entregar a inflação no centro da meta de 4,5%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)