(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vendas internas de produtos químicos caem 21,6% em 2 meses, diz Abiquim


postado em 28/01/2015 18:01

São Paulo, 28 - O volume de vendas internas no segmento de químicos de uso industrial recuou 8,33% em novembro e 14,50% em dezembro, ambos sobre os meses anteriores, acumulando retração de 21,6% apenas nos últimos dois meses do ano. Os dados são da Equipe de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

A diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diz, em nota, que, apesar da sazonalidade, típica de final de ano no setor, chama a atenção o fato de que os dados do quarto trimestre de 2014, sobre os de igual período de 2013, tiveram recuo expressivo. Nessa comparação, a produção caiu 0,65% e as vendas internas, 4,03%. Nos últimos três meses do ano, no entanto, as importações subiram 4,8%, ocupando parte expressiva da demanda por produtos químicos, que cresceu 0,6%.

No acumulado de 2014, o Consumo Aparente Nacional (CAN, produção mais importação menos exportação), que mede a demanda interna, cresceu 0,8%, enquanto a produção caiu 4,5%, as exportações subiram 1,4% e volume importado avançou 9,3%. Dessa forma, a participação dos produtos importados sobre a demanda local foi de 35,6% em 2014, maior porcentual desde o início da série analisada pela Abiquim.

Fátima Giovanna destaca que o aumento da participação do produto importado sobre o consumo interno de produtos químicos está relacionado não só à perda de competitividade da indústria química brasileira, mas também ao fato de que o mercado externo encontra-se com excedentes. "De um modo geral, a atividade econômica vem apresentando resultados muito aquém do que se esperava e as principais cadeias demandantes de produtos químicos não têm tido uma boa performance", afirma, no comunicado. "Deve-se acrescentar que algumas importações, que são frutos dos excedentes mundiais, estão sendo comercializadas a custos marginais, desalinhando a oferta e os preços de diversos produtos, dificultando as exportações", analisa a diretora da Abiquim.

Quanto ao índice de utilização da capacidade instalada, a taxa média de ocupação de todo o ano passado ficou em 79%, ou 3 pontos porcentuais abaixo do ano anterior e, pela primeira vez em sete anos, abaixo dos 80%, nível considerado mínimo para operação de uma planta química. "Tal fato traz preocupação, especialmente porque a maioria das empresas opera em processo contínuo e deveria estar utilizando entre 87% e 90% da sua capacidade instalada", afirma Fátima Giovanna.

Em relação ao cenário de insegurança no fornecimento de energia para a indústria, a diretora lembra que o setor químico tem elevada dependência do fornecimento de energia e de matérias-primas, o que explica boa parte da baixa dinâmica de 2014. "A manutenção, nos níveis atuais, da desoneração de PIS/Cofins sobre a compra de matérias-primas da primeira e da segunda geração é muito importante para dar fôlego ao setor em um período de transição, enquanto não se resolvem problemas mais estruturantes e de longo prazo", diz. "Mas outras questões precisam ser solucionadas, dentre as quais a redução do custo da energia - tanto a elétrica quanto o gás -, além da melhora na segurança do seu fornecimento, a adoção de uma política para o gás natural utilizado como matéria-prima, questões de logística, que encarecem o produto nacional, anulando, muitas vezes, o esforço das empresas na busca de ganhos de eficiência."

Fátima Giovanna também ressalta a necessidade de atração por novos investimentos, que, no médio e no longo prazos, aproveitem as oportunidades de que o País dispõe para se agregar valor à riqueza de recursos naturais, melhorando a pauta brasileira de exportações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)