(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil devolve energia que importou da Argentina

Na terça-feira passada, um dia após sofrer o apagão que deixou sem luz dez Estados e o Distrito Federal, o Brasil pediu entre 500 MW e 1.000 MW diários


postado em 27/01/2015 13:49 / atualizado em 27/01/2015 14:45

O Brasil devolveu na segunda-feira, 200 megawatts de energia para a Argentina. A exportação se deu a pedido da Cammesa, operadora do setor elétrico no país vizinho. Entre as 15h05 e 17h14, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) chegou a enviar 205 megawatts (MW) para a Argentina no horário de pico.


A transmissão foi feita por meio da rede de Garabi, instalada na fronteira entre os dois países, no município de Garruchos (RS). A última vez que o Brasil enviou energia para a Argentina ocorreu no dia 27 de setembro do ano passado. Naquela ocasião, a exportação de "energia emergencial" foi feita por meio da conversora de frequência Uruguaiana, com devolução da energia mesmo dia. Dessa vez, em termos de consumo médio, a entrega de energia brasileira para os argentinos ficou em 17 MW médios. É pouco, se comparado ao que o Brasil tem demandado da Argentina.

Na terça-feira passada, um dia após sofrer o apagão que deixou sem luz dez Estados e o Distrito Federal, o Brasil pediu entre 500 MW e 1.000 MW diários. A mesma quantidade de energia foi requisitada no dia seguinte. As compras de 2 mil MWh foram realizadas na modalidade "emergencial", ou seja, para suprir a demanda que não conseguiu ser atendida pela geração nacional. A última vez em que houve compra de energia do exterior foi em dezembro de 2010. Os dados do ONS apontam que o Brasil deve hoje 9 MWh aos argentinos, considerado-se apenas a carga importada via Garabi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)