(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cemig faz campanha para evitar racionamento de energia

Ao tomar posse, novo presidente da companhia admitiu que o uso racional e eficiente é a única alternativa imediata para impedir que um racionamento de energia seja decretado neste ano


postado em 23/01/2015 13:17 / atualizado em 23/01/2015 13:23

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai pedir a população para reduzir o consumo de energia, numa tentativa de evitar o racionamento do insumo, a exemplo da decisão da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que anunciou um plano emergencial, diante da situação crítica dos mananciais de água no estado. O novo presidente da companhia, Mauro Borges Lemos, admitiu, hoje pela manhã, ao tomar posse no cargo, que o uso racional e eficiente é a única alternativa imediata para impedir que um racionamento de energia seja decretado neste ano. "Assim conseguimos sobreviver este ano. Acredito que com o consumo eficiente nós não teremos racionamento", afirmou.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, reconheceu que se o nível das represas das usinas hidrelétricas cair abaixo de 10%, o governo federal se verá obrigado a racionar o fornecimento do insumo. Segundo Mauro Borges, a Cemig fará uma campanha com o apoio do governo estadual para que a população economize energia e use corretamente o insumo, mas não mencionou meta de corte no consumo. A aplicação de multas para quem não reduzir a conta está descartada.


"Não temos nenhum objetivo de penalização do consumidor. A gente tem certeza de que vai dar certo para que o consumo eficiente de energia evite o racionamento", disse. A extensão do horário de verão também poderá ser discutido em encontro que está sendo agendado pelo presidente da empresa mineira com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. O tema ainda não proposto para discussão à Cemig.

O nível dos reservatórios das hidrelétricas da companhia está hoje, na média, entre 17% e 18% da sua capacidade, de acordo com Mauro Borges. Em situação mais delicada, a usina de Três Marias, na Região Central do Estado, operava com apenas uma turbina, num volume útil de 10,23% do reservatório. Entre as principais usinas no estado, levantamento sobre a operação delas informado no site da concessionária indicava em piores níveis Queimados, no Noroeste, com 6,7%; e Nova Ponte, no Triângulo, operando com 10,6%.

A Cemig já dispõe de um programa de uso eficiente de energia, que servirá como base para a campanha de redução do consumo anunciada por Mauro Borges. "A Cemig vai dar grande amplitude a essa campanha com ajuda do governo estadual. Será um esforço comum para uso eficiente e redução do consumo per capita de energia", disse o presidente da concessionária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)