(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agora, ministro admite risco de racionamento de energia no país

Eduardo Braga diz que contenção de consumo será necessária se nível das usinas, hoje em 17,4%, chegar a 10%. Em Minas, demanda aumenta e está no patamar da crise de 2001


postado em 23/01/2015 06:00 / atualizado em 23/01/2015 07:40

Sabe aquela coisa de sair do quarto e não apagar a luz? Absorvi tudo e até hoje continuo com eles (hábitos de economizar energia) no meudia a dia - Selma Lima, gerente de operações(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press )
Sabe aquela coisa de sair do quarto e não apagar a luz? Absorvi tudo e até hoje continuo com eles (hábitos de economizar energia) no meudia a dia - Selma Lima, gerente de operações (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press )

Dois dias depois de afirmar que “Deus é brasileiro” e que não há risco de faltar energia, após apagão que atingiu 11 estados e o Distrito Federal na segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que, caso os reservatórios brasileiros cheguem a 10% de sua capacidade, o país terá “problemas graves” e poderá tomar medidas drásticas. O chefe da pasta sinalizou que este seria o limite para que sejam tomadas medidas de racionamento, mas garantiu que o país está “longe disso”. Essa é a primeira vez que o governo federal admite a possibilidade de racionamento de energia. Nos reservatórios que atendem o Sudeste e o Centro-Oeste, os principais do Brasil, os níveis estão hoje em 17,43%, bem próximo ao piso estimado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para o mês, de 16,9%.

Como o ministro já admite problemas, o aumento do consumo associado à crise hídrica acende a perspectiva de nova restrição no consumo. A insuficiência de chuvas em pleno período úmido deixa alguns dos principais reservatórios do país em nível inferior ao registrado em janeiro de 2001, meses antes de ser decretado o racionamento. Na época a represa de Furnas tinha 23,55% do volume útil. Ontem, o total armazenado era de 11,25%. O mesmo se repete em Nova Ponte, Emborcação, Três Marias e Itumbiara (veja quadro). Todas estão com volume inferior ao daquele período. Segundo o ONS, caso não chova, a água armazenada daria apenas para um mês de consumo de energia no Brasil.

O ministro não explicou se os 10% seriam uma média dos reservatórios de todo o Brasil ou se seria suficiente que os que atendem o Sudeste e Centro-Oeste chegassem ao limite mínimo. Ele afirmou que, ao chegar nesse nível, a usina fica impedida de funcionar. “Mantido o nível que temos hoje nos reservatórios, nós temos energia para abastecer o Brasil. É claro que se nós tivermos mais falta de água, se nós passarmos do limite prudencial de 10% nos reservatórios, aí estamos diante de um cenário que nunca foi previsto. É o limite estabelecido pelo Cepel como máximo para o funcionamento das usinas. Portanto, a partir daí, nós teríamos problemas graves. Mas estamos longe disso”, afirmou.

Questionado, reiteradas vezes, se esse seria o limite para racionalização e racionamento, o ministro respondeu afirmativamente e sinalizou que, à medida que os reservatórios se aproximarem de 10%, medidas prudenciais serão tomadas. Sobre a importação de energia da Argentina, que ocorreu por dois motivos consecutivos após o apagão de segunda-feira, Braga garantiu que “o Brasil tem, desde 2006, um sistema interligado com a Argentina. É normal usarmos a energia deles e eles a nossa. Isso sequer é tratado como compra de energia”. A importação, no entanto, não ocorre desde 2010, segundos os relatórios do ONS.

Consumo retomado

A possibilidade de racionamento traz à memória a crise no início da década passada. Na marra, o brasileiro foi obrigado a aprender a usar a energia com o racionamento de 2001 e 2002. No período, quem não se adequasse a um novo padrão de consumo sentiria no bolso. Fez efeito. Em casa, lâmpadas foram trocadas por outras que gastavam menos; freezeres foram aposentados e muitos aparelhos, desligados. Mas, com o crescimento da economia e mais dinheiro na conta, muitos esqueceram de poupar e, antigos temores, aprendidos durante o apagão, foram reacesos. Segundo números da Cemig, o consumo médio do mineiro já ultrapassou o indicador de 2001 e caminha a passos largos para atingir o nível anterior ao período pré-crise.

Levantamento da companhia energética feito a pedido do Estado de Minas mostra que em 2000 o consumo residencial médio era de 151,6 KWh por mês. No ano seguinte, com o racionamento iniciado no segundo semestre, o consumo caiu 17,82%. Ano a ano, os números foram mostrando certo alívio no consumo até atingir o menor patamar em 2007 – 110,6 KWh/mês. A partir do ano seguinte, no entanto, inicia-se uma aceleração do consumo em casas e apartamentos. De lá para cá, subiu 18,26% o uso residencial, tendo superado o patamar de 2001 em 2013. Uma alteração no perfil do consumidor é que o chuveiro elétrico deixou de ser o principal vilão. Com o aumento do poder aquisitivo, o ar-condicionado assumiu o posto.

Durante o apagão, a gerente de operações Selma de Lima recorda-se de ter participado de um projeto com a Cemig para aprender hábitos para reduzir o consumo. Simples ações eram importantes para reduzir a conta de luz. Ela lembra que entre as medidas estava desligar o rádio ao sair da cozinha. Pode parecer impensável hoje, mas raros eram os que preocupavam-se em evitar o desperdício. “Sabe aquela coisa de sair do quarto e não apagar a luz? Absorvi tudo e até hoje continuo com eles no meu dia a dia”, afirma Selma.

Temor na indústria

Com a possibilidade de racionamento batendo à porta, importantes setores da economia também temem pela repetição de problemas e criticam a falta de clareza sobre a situação energética e hídrica do país. O presidente do Sindicato da Indústria de Fundição do Estado de Minas Gerais (Sifumg), Afonso Gonzaga, afirma que falta transparência do governo federal em relação à política energética, o que impede o setor de traçar o planejamento do ano. Apesar do posicionamento de porta-vozes de que não haverá racionamento, Gonzaga diz que o apagão de segunda-feira põe em dúvida. “Estamos ávidos por informação. As coisas estão acontecendo e não sabemos nada. Não vai ter racionamento, mas falta energia?”, questiona. O representante diz que o setor encerrou 2014 com retração de 12% na produção e o impacto de um hipotético racionamento pode ser o agravamento da crise neste ano.

A desaceleração da indústria é fator preponderante para o cálculo de consumo energético no país. O último relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirma que “nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, as variações previstas da carga para o mês de janeiro refletem o baixo desempenho da indústria. Alguns setores industriais concederam férias coletivas desde o fim do ano passado para reequilibrar os estoques, que se encontram elevados”, diz trecho do documento referente à semana de 17 a 23 de janeiro. No período, a projeção de alta de consumo nas regiões foi apenas de 1,1% e 0,9%, respectivamente.

No campo A indústria, no entanto, não é o único setor afetado por um possível racionamento de energia. O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, diz haver um grande número de produtos perecíveis, como leite e carne. Todos necessitam de refrigeração. Mas não é só. Vacinas, medicamentos e insumos usados na produção agrícola também precisam de energia elétrica para não serem perdidos. Simões adverte que é preciso avaliar os riscos em setores prioritários para evitar danos maiores. “Se não houver uma consideração específica de consumo, podemos ter prejuízos grandes”, adverte. E lembra que o problema não impacta somente na produção, mas também no comércio. (PRF)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)