(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indicadores antecedentes para inadimplência seguem favoráveis, diz Maciel


postado em 22/12/2014 12:37

Brasília, 22 - O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, salientou nesta segunda-feira, 22, que os indicadores antecedentes de inadimplência, como atrasos de até 90 dias, seguem favoráveis. O técnico enfatizou que havia preocupação com por parte de alguns analistas em 2014 a respeito do calote. "Alguns haviam mencionado alguma elevação, e isso não se concretizou. Foi um aspecto positivo do ano, relevante", avaliou.

Segundo ele, esse comportamento benigno reflete fatos positivos, como aumento da renda e manutenção do mercado de trabalho. "Reflete uma série de fatores e eu destacaria a educação financeira. Os custos do crédito, devido à taxa de juros, tem sido tema na mídia e isso contribui", disse. Questionado sobre se esse comportamento deve se perpetuar ao longo do ano que vem, Maciel preferiu se ater aos primeiros meses de 2015 por conta dos dados antecedentes, mas disse não esperar surpresas. "Pelo que temos visto, não esperamos comportamento muito diferente (do de 2014) para frente", considerou.

Quando perguntado sobre os efeitos das ações do BC apresentadas na metade deste ano, especialmente na área de compulsórios, Maciel disse que essas mudanças tiveram impacto moderado sobre o crédito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)