(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

WPP fecha a compra do controle do Ibope


postado em 18/12/2014 08:01

São Paulo, 18 - O Ibope Media, tradicional empresa de pesquisas de opinião e medição de audiência de televisão no País, agora terá sotaque britânico: o grupo de comunicação WPP, mais conhecido como dono de agências de publicidade globais como a Ogilvy, a JWT e a Young & Rubicam, ficará com o controle da companhia da família Montenegro após uma operação que movimentou, segundo fontes de mercado, mais de R$ 200 milhões.

O desembolso incluiu, além da compra do controle do Ibope Media - do qual o WPP já era sócio, com 44% do capital -, a aquisição de 49% do Ibope Inteligência, braço mais recente do grupo dedicado a pesquisas de mercado e a medir a influência de marcas entre os consumidores.

O serviço do Ibope Inteligência concorre diretamente com serviços como o da americana Nielsen e o da Kantar, que já é controlada globalmente pelo WPP. A Kantar tem presença em cerca de cem países, com mais de 27 mil funcionários no mundo.

O domínio do Ibope no setor de pesquisas no País e o crescimento da empresa para novos setores - como o de inteligência de mercado e o de e-commerce - motivaram o movimento do grupo britânico. “É uma empresa muito rentável”, disse uma fonte a par do assunto. Segundo o comunicado que o WPP divulgou nesta quarta-feira, 17, o faturamento do Ibope Media nos 12 meses encerrados em 30 de setembro de 2013 somou R$ 392 milhões.

Embora seja dono de um grupo forte no setor de pesquisas no mundo, o WPP também avaliou que a presença do Kantar Worldpanel no País é discreta - e que seria necessário adquirir a marca nacional para realmente ganhar relevância no Brasil.

Fundado em 1942, o Ibope tem hoje escritórios em 16 países e emprega cerca de 2,2 mil pessoas, em várias nações latino-americanas e nos Estados Unidos.

Embora o negócio seja rentável, a família Montenegro teria decidido vendê-lo porque, nas mãos de um gigante global, a empresa teria mais fôlego para investir em expansão. O banco Itaú BBA ajudou a família a negociar a venda, que vinha sendo costurada há meses pelas partes.

Estratégia

Do lado do WPP, a área de pesquisas vem para reduzir cada vez mais a dependência do negócio de publicidade, pelo qual ainda é mais conhecido. A companhia pretende usar sua experiência global com o Kantar por aqui, mas sem abandonar a marca Ibope.

No Brasil, segundo fontes de mercado, o WPP também estaria em busca de uma agência de relações públicas. Recentemente, os grupos Publicis e Omnicom fizeram aquisições na área.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)