(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Black Friday nos EUA tem filas e muitos brasileiros


postado em 28/11/2014 19:49

Nova York, 28 - A Black Friday é marcada por lojas cheias, principalmente de consumidores brasileiros, nas principais ruas comerciais de Nova York nesta sexta-feira, 28. Grandes redes, como a Target, falam em recorde de movimento e projeções iniciais apontam para o maior volume de vendas desde 2011. Em outras partes do país, lojas do Walmart foram evacuadas em razão de suspeita de bomba e o site da BestBuy ficou fora do ar por conta do movimento intenso.

Na ilha de Manhattan, em Nova York, nas redes de lojas como a de eletroeletrônicos BestBuy, a loja de departamentos Macy's e a Century21, famosa por vender roupas e outros acessórios de marcas famosas, a presença de brasileiros era intensa. Bastava circular pelos corredores lotados para ouvir a todo momento grupos falando em português, sempre carregando muitas sacolas.

Lucila, que autorizou citar apenas seu primeiro nome, veio com um grupo de amigos de Fortaleza para passar cinco dias em Nova York e disse estar achando tudo "incrivelmente barato". Em uma loja da BestBuy, ela carregava várias sacolas e ainda planejava mais compras ao longo do dia. "Aqui a Black Friday não é uma enganação como vemos no Brasil", afirmou, reclamando apenas que a grande quantidade de pessoas na loja dificultava as compras.

O presidente da loja de departamentos Macy's, Terry Lundgren, declarou a jornalistas que o movimento na abertura das vendas foi recorde. A rede abriu suas portas ontem à tarde já com as promoções e a estimativa é de que mais de 15 mil pessoas tenham passado pela Macy's apenas por volta das 18h de ontem. "Agora só precisamos ver se esse tráfego de pessoas se traduz em mais compras", afirmou.

O Walmart, maior rede de varejo do país, anunciou que as vendas pela internet ontem tiveram o segundo melhor desempenho na história do comércio eletrônico da empresa. Nas lojas físicas, apenas ontem, 22 milhões de pessoas visitaram os estabelecimentos. A Target, segunda maior varejista dos EUA, informou aumento de 40% nas vendas pela internet ontem, o melhor movimento já registrado pela companhia. Nas lojas físicas, a Target informou estar vendendo nesta Sexta-feira 1,8 mil aparelhos de televisão e 2 mil videogames por minuto.

Em outras regiões dos EUA, as redes de TV do país mostravam ao longo desta sexta-feira filas e lojas cheias. Na Flórida e em Arkansas, duas lojas do Walmart tiveram que ser evacuadas por suspeita de bomba. Em Ferguson, onde um júri absolveu nesta semana o policial que matou um jovem negro, o dia foi marcado por protestos. Na internet, o site da rede de eletroeletrônicos BestBuy chegou a ficar fora do ar por uma hora.

Apesar do movimento intenso, o clima entre analistas de varejo, como os do banco Morgan Stanley, é de cautela sobre o resultado das vendas. Os americanos estão em situação financeira melhor este ano, com mais dinheiro no bolso, mas as incertezas sobre os rumos da economia ainda pesam na decisão de gastar, dizem os especialistas do Morgan em um relatório a investidores.

A estimativa da Federação Nacional de Varejo (NRF, na sigla em inglês) é de que 140 milhões de pessoas passem pelas lojas dos EUA até domingo. As vendas de fim de ano, que incluem os meses de novembro e dezembro, devem crescer 4,1%, a maior taxa de expansão em três anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)