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Estado de Minas

Outlets esperam fechar o ano com aumento de até 70% nas vendas com novos investimentos

Novo espaço foi inaugurado nessa sexta-feira no Vetor Norte e expectativa é de que reúna mais de 20 marcas e gere 400 empregos


postado em 22/11/2014 06:00 / atualizado em 22/11/2014 08:43

Lojistas prometem descontos de até 40%(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Lojistas prometem descontos de até 40% (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Mesmo com o consumo do varejo em baixa, os outlets em Belo Horizonte estão em um bom momento. Empresários do setor esperam fechar o ano com crescimento de até 70%, com novos investimentos e mix de lojas. De olho nesse mercado, foi inaugurado ontem o Galpão Mix Outlet, espaço que reunirá mais de 20 marcas mineiras, nacionais e importadas que oferecem produtos com descontos superiores a 40%. O novo espaço está localizado no Bairro Jaqueline, próximo à Linha Verde, na antiga fábrica da San Marino. São mais de 6 mil metros quadrados distribuídos em três galpões e não tem divisão com paredes. “É uma perspectiva diferente de outlet, como se o cliente estivesse comprando direto da indústria”, afirma o diretor de marketing do empreendimento, Pedro Bessa.

O Galpão Mix Outlet vai gerar cerca de 400 empregos na região, sendo 250 diretos e 150 indiretos. Com capacidade para receber mil pessoas/dia, o empreendimento prega o apelo ao preço, com bons descontos, segundo o Pedro. “Os lojistas que fazem parte do negócio têm de oferecer um desconto mínimo de 40%, mas a maioria já está oferecendo uma média de desconto que chega a 60%”, explica. A ideia é que o novo modelo chegue a 40 cidades brasileiras em até dois anos. “Esse tipo de empreendimento é a tendência do mercado. As pessoas estão deixando de comprar nos shoppings e lojas para comprar com desconto nas outlets”, completa o diretor.

A via onde o outlet se localiza tem circulação diária acima de 80 mil veículos e eixo rodoviário central, que permite fácil e rápido acesso a toda a Região Metropolitana de BH e cidades do interior do estado. Entre as lojas que fazem parte estão multimarcas famosas, como Ellus e Calvin Klein, entre outras, além da Babita, Trintênio, By Pride, Flip, que oferece produtos de academia. A proprietária da marca mineira de moda feminina Trintênio, Alecsandra Scarvua, se diz otimista com o novo modelo de negócio, com expectativa de aumento de 30% nas vendas. Na loja é possível encontrar vestidos que eram vendidos a R$ 260 no varejo e agora são comercializados a R$ 70. “Com mais de 20 anos de mercado, é a primeira vez que investimos numa outlet. É um projeto novo, de investimento baixo e que deve ter um retorno rápido”, comenta Alecsandra, que afirma ainda que vai contratar cerca de seis funcionários para trabalhar no local.

EXPANSÃO

Com expectativas boas de mercado e com crescimento anual na casa dos 27%, a BH Outlet Plus Shopping, localizado na BR-356, inaugura no próximo mês a sua primeira expansão. O faturamento estimado no empreendimento supera os
R$ 400 milhões, com expectativa de mais de 6,5 milhões de visitantes ao ano. O espaço, que antes abrigava 40 lojas, vai ganhar mais 60, num espaço de mais de 20 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), com praça de alimentação.

O projeto completo ocupa uma área de 65 mil m², com investimento total superior aos
R$ 70 milhões dos grupos mineiros MGPX e Atuante Business & Partners. “Embora o comércio varejista esteja apresentando um crescimento modesto, nossa expectativa é de crescimento de até 22% entre 2014 e 2015”, afirma Aroldo Soraggi, diretor do empreendimento. O grupo já projeta também uma segunda expansão do empreendimento entre 2015 e 2016 para abrigar mais 60 lojas, com investimentos na casa de R$ 30 milhões.

Outra outlet, localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Só Marcas, espera alcançar um crescimento de 70% este ano. O proprietário do empreendimento, Mário Valadares, comemora o sucesso e afirma que o diferencial do negócio é oferecer boas marcas com descontos que cabem no bolso dos consumidores. “A classe social que estava acostumada a comprar em shoppings passou a comprar nas outlets. Já a classe C, que antes comprava um produto pirata, passou a ter acesso às marcas por conta dessa diferenciação de preços, o que ajuda a alavancar as vendas”, completa.


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