(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IBGE: alimentos sobem 0,52% dentro do IPP de setembro


postado em 31/10/2014 09:49 / atualizado em 31/10/2014 11:40

Os preços dos alimentos subiram 0,52% na porta de fábrica em setembro, a segunda taxa positiva consecutiva dentro do Índice de Preços ao Produtor (IPP) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 31. Em agosto, a atividade registrou aumento de 0,70%, após uma sequência de cinco resultados negativos.

No ano, os alimentos ainda registram deflação de 1,72%. Em 12 meses, a queda acumulada nos preços foi de 0,90%, a primeira taxa negativa da série histórica da pesquisa, iniciada em dezembro de 2010.

As carnes têm pressionado a inflação no segmento. Segundo o IBGE, os preços das carnes (bovinas, suínas e de aves, congeladas ou frescas), estão impulsionados por uma oferta baixa e uma demanda estimulada pelas exportações, que afetam particularmente o mercado de suínos.

Na direção oposta, a queda dos preços de resíduos da extração de soja contribui para conter uma alta mais significativa. O produto influencia negativamente o acumulado em 12 meses desde junho de 2014, devido à alta na oferta mundial do produto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)