(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto fomenta competitividade em Minas


postado em 29/10/2014 00:12 / atualizado em 29/10/2014 07:55

Gestores experientes de grandes empresas nacionais e de multinacionais estrangeiras irão auxiliar 40 micro e pequenos empreendimentos mineiros no aumento da competitividade. Trata-se do programa Mentoria, desenvolvido pelo Sebrae Minas em parceria com o Endeavor, um instituto de fomento ao empreendedorismo. Na prática, 120 gestores, chamados no projeto de mentores, vão orientar pequenos empreendedores, presencialmente ou por meio da internet, em basicamente três temas: gestão, inovação e acesso a mercados.

“Serão duas turmas e o programa dura seis meses”, disse Andrea Furtado, gestora do Mentoria e técnica do Sebrae Minas. Ela acrescenta que as empresas passaram por projetos incubadores. “São empreendimentos que já têm um potencial de mercado, mas que estão precisando de orientação profissional qualificada para auxiliá-las na tomada de decisão”, completa o diretor de Operações do Sebrae Minas, Fábio Veras.

Um dos gestores é Mariano de Beer, CEO da Microssoft Brasil. Ele irá ajudar, por exemplo, a FIT Networks, especializada em equipamentos para rede de fibra ótica. Clóvis Juliano de Carvalho, diretor da empresa, está animado com a troca de experiências: “Queremos aproveitar os executivos para melhorar nosso desempenho”. A FIT está sediada em Santa Rita do Sapucaí, no Sul do estado, onde foram criadas outras empresas que vão participar do Mentoria. É o caso da Seek Fontes Chaveadas, fabricante de transmissores para FM e tevê. O diretor comercial Alexandre de Souza está otimista com a possibilidade de o programa ampliar a rede de contatos da Seek. “Estamos há nove anos no mercado. Ficamos dois numa incubadora.”

Lançamento

Ontem, ele e Clóvis participaram do lançamento oficial do programa. A primeira etapa do Mentoria será um diagnóstico sobre as áreas de finança, marketing, vendas, recursos humanos e mercado de cada uma das empresas. “A partir desse diagnóstico será possível identificar os pontos fracos dos empreendimentos e fazer as intervenções para acelerar o crescimento dos negócios”, explicou o diretor do Sebrae Minas.

Fernando Costa e Marcos Campanharo, sócios da Alva Energia, também sediada em Santa Rita do Sapucaí e especializada em energia renovável, como biomassa e eólica. “Vamos aumentar o conhecimento, por exemplo, em gestão”, destaca o primeiro sócio. O Mentoria, que não terá custos para os micro e pequenos empresários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)