(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Condomínio de conhecimento aeroespacial será construído em Lagoa Santa

Empreendimento será construído para abrigar empresas, escolas e núcleo de manutenção de helicópteros


postado em 26/10/2014 06:00 / atualizado em 26/10/2014 07:14

Projeto na Grande BH é um dos eixos em Minas. A ele soma-se o Centro de Asas Fixas, em Tupaciguara, que desenvolve o AX-2 Tupã(foto: Evaldo Pighini/Correio de Uberlândia - 3/7/12)
Projeto na Grande BH é um dos eixos em Minas. A ele soma-se o Centro de Asas Fixas, em Tupaciguara, que desenvolve o AX-2 Tupã (foto: Evaldo Pighini/Correio de Uberlândia - 3/7/12)
Um condomínio de conhecimento aeroespacial será construído em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O governo estadual publicou um procedimento de manifestação de interesse para a parceria público-privada da obra, administração do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA) pelos próximos 35 anos. A expectativa é que o projeto saia do papel no ano que vem, atraindo empresas do setor para o estado.

O projeto integra o planejamento de diversificação da economia mineira – outros três centros nas áreas de biotecnologia, plataforma de tecnologia da informação e microeletrônica estão previstos – nas próximas duas décadas. O condomínio terá 108 lotes com tamanhos variáveis para abrigar empresas do ramo aeroespacial e um helicentro, que, juntos, totalizarão mais de 500 mil metros quadrados. O investimento total é de R$ 97 milhões. As empresas interessadas já se cadastraram e os estudos podem ser concluídos até 4 de fevereiro.

Os lotes irão receber empresas de prototipagem, escolas, instituições de pesquisa e de treinamento e outros interessados em elaborar estudos voltados para a temática, segundo o subsecretário de Investimentos Estratégicos, Luiz Antônio Athayde. A Embraer é uma das que podem transferir seu escritório de Belo Horizonte para Lagoa Santa quando o centro estiver em pleno funcionamento. As conversas com a Embry-Riddle Aeronautical University, maior instituição de pesquisa aeronáutica do mundo, também estão em andamento. O helicentro terá um núcleo de manutenção de helicópteros, destinado principalmente às aeronaves do pré-sal, escola de pilotos e mecânicos e um centro logístico de peças.

CONHECIMENTO O projeto encabeçado pelo governo estadual prevê a formação de mão de obra qualificada e desenvolvimento de tecnologias a partir do novo polo de conhecimento. Paralelamente ao Centro de Tecnologia e Capacitação, está em construção a primeira escola técnica voltada para o setor no país, em Lagoa Santa. A inauguração será em janeiro. Serão ofertadas 400 vagas no ensino médio para técnicos em aviação. Ambos os projetos integram a chamada Aerotrópolis (cidade-aeroporto), que busca fazer do Aeroporto Internacional Tancredo Neves um propulsor da economia. O CTCA, por exemplo, está a seis minutos de lá.

O projeto de Lagoa Santa é um dos eixos do projeto aeronáutico mineiro. Somam-se a ele o Centro de Asas Rotativas, em Itajubá, com foco para o trabalho da Helibrás; o Centro de Asas Fixas, em Tupaciguara, com o desenvolvimento da aeronave AX-2 Tupã. No Triângulo, estão em elaboração estudos para o desenvolvimento de turbinas a gás.

No terreno ao lado do CTCA está prevista a construção do centro de referência educacional internacional. Pelo projeto do governo estadual, lá deve funcionar como um conglomerado de universidades internacionais, segundo Athayde, permitindo assim troca de experiência e de conhecimento entre o Brasil e outros países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)