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Estado de Minas

Empresas reduzem preço de seguro residencial para ampliar número de clientes

Pesquisa recente do Ibope Inteligência mostra que cerca de 80% dos entrevistados não investem na proteção como forma de organizar o futuro


postado em 25/10/2014 06:00 / atualizado em 25/10/2014 08:42

Marinella Castro

Paulo Rossi, superintendente da BB e Mapfre: linguagem clara nas apólices(foto: Mapfre/divulgação )
Paulo Rossi, superintendente da BB e Mapfre: linguagem clara nas apólices (foto: Mapfre/divulgação )
Comprar a casa própria é o maior sonho de consumo do brasileiro, mas proteger o bem depois que ele foi conquistado, ainda não é uma preocupação. Cerca de 90% das residências do país não têm seguro e normalmente o consumidor prefere evitar pensar em problemas como incêndios, queda de raios, explosões, roubos, empurrando para o futuro o planejamento. Em uma pesquisa recente do Ibope Inteligência, cerca de 80% dos entrevistados responderam que não investem na proteção como forma de organizar o futuro. Para alavancar o mercado e ocupar espaço no segmento bilionário, que abrange mais de 40 milhões de domicílios no país, seguros tradicionalmente vendidos em bancos e corretoras, serão agora oferecidos também nas gôndolas dos supermercados por preços partindo de R$ 60 ao ano. Mas no mercado próspero, há novidades também para idosos, para os muitos ricos e para as residências com animais domésticos.

A seguradora BB e Mapfre está lançando um seguro residencial simplificado para atingir a população brasileira que não contrata a cobertura, nas variadas classes sociais. “Enquanto no Japão perto de 45% dos lares são protegidos, no Brasil esse percentual é próximo a 4%”, diz Marcos Ferreira, presidente do BB e Mapfre nas áreas de auto, seguros gerais e affinities. O projeto piloto já funciona em São Paulo e a partir de janeiro chega a Minas Gerais.

Desenvolvido em formato de DVD para atender canais populares de vendas, o novo seguro residencial é ofertado com preços que variam entre R$ 60 e R$ 85 ao ano e será exposto nas gôndolas dos supermercados, bancas de revistas, rodoviárias, aeroportos, estações do metrô, seguindo o modelo de auto-serviço. O produto oferece coberturas de incêndio, queda de raio, de aeronave e explosão e será vendido também por meio de máquinas, onde o consumidor escolhe o seu seguro, da mesma forma que compra chocolates, refrigerantes e pequenos lanches, em pontos como os aeroportos.

O projeto vai incluir também, nesse modelo simplificado de vendas, as modalidades viagem, vida, celular, pet e carro. O ponto de partida é a proteção para domicílios com valores segurados de até R$ 80 mil, sem análise prévia de riscos. “Queremos atingir a população que está fora do mercado, o desafio está em chegar ao grande público”, reforça o executivo. Segundo Paulo Rossi, superintendente de marketing do grupo BB e Mapfre, as apólices simplificadas vendidas no modelo self service, vão trazer também a lista de exclusões, apontando o que não está coberto pela apólice, sem letras miúdas e em linguagem clara e sem confundir o consumidor.

Precauções

Os seguros residenciais podem oferecer coberturas básicas, mas também incluir proteções mais elaboradas. Para atrair o brasileiro, diversas companhias passaram a oferecer junto com a proteção serviços do popular “marido de aluguel”, bombeiros, eletricistas, encanadores e uma variedade de auxílios para a manutenção doméstica. Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia, diz que o primeiro passo a ser observado nessas apólices, sejam elas com coberturas simplificadas ou complexas, é se certificar de que a seguradora está registradas na Superintendência de Seguros Privados (Susep), depois avaliar três itens importantes: o valor do prêmio (prestação que irá pagar), o valor da franquia e da indenização que irá receber. “Também é importante ler e entender o contrato. Em uma apólice de seguro, tanto as coberturas como os itens excluídos devem ser de conhecimento do consumidor”, alerta Barbosa.

A Mercantil do Brasil Corretora de Seguros criou produtos residenciais voltados para os maiores de 60 anos. O modelo inclui proteção para fratura de ossos, queimaduras, acidentes pessoais, acidente de trânsito e em transporte coletivo. Já Porto Seguro está lançando seguro residência com garantias para imóveis de alto padrão. O objetivo é oferecer proteção a casas e apartamentos com valores de contratação para cobertura básica situados entre R$1 milhão e R$ 20 milhões. As coberturas podem incluir itens como joias, obras de arte e jardins e são voltados para classe A, que representa perto de 3% da população.

 

Mercado é promissor

O Brasil mostra números atrativos para o mercado segurador. Na sétima economia do mundo, assim como a adesão ao seguro residencial ainda é pequena, mais de 80% da população não tem seguro de vida, apenas um terço da frota é segurada e só 1% da população faz seguro quando viaja dentro do país.

Helder Lara Barbosa, presidente do Clube dos Corretores de Seguros de Minas Gerais, diz que a proteção para apartamentos custa em média entre R$ 80 e R$ 200 ao ano. Segundo o especialista, para tornar o produto mais atrativo o consumidor pode incluir diversos serviços em seu contrato. “Uma cobertura importante é a de responsabilidade civil familiar , incluindo os animais domésticos, que protege a família contra danos causados a terceiros.” Marcos Palhares Lemos diretor da Moravian Corretora de Seguros diz que até mesmo a assistência médica aos animais, que cobre acidentes ou fatos inesperados relacionados á saúde pode ser incluídas na proteção residencial, por parcelas que variam entre R$ 2 e R$ 5 ao mês.

Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia reforça que o consumidor deve entender bem o seu contrato para ter expectativas corretas quanto a cobertura que está comprando. “No caso do seguro residencial ele deve entender inclusive a diferença entre furto, furto qualificado e roubo. Muitas apólices cobrem uma modalidade e não abrangem outras. O furto qualificado por exemplo, envolve o arrombamento ou quebra de um vidro da residência. O roubo inclui o uso de armas”, explica.

 


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