(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cemig garante que fornecimento de energia em MG não será afetado pela seca do Sudeste

Mesmo se a Usina Hidrelétrica de Três Marias não conseguir suprir o estado, o sistema de energia interligado à outras regiões garante o abastecimento


postado em 23/10/2014 19:30 / atualizado em 23/10/2014 19:51

O fornecimento de energia elétrica aos consumidores de Minas Gerais não deve ser afetado pela seca, que atinge o Sudeste do Brasil, de acordo com o gerente de planejamento energético da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Marcelo de Deus Melo. Em coletiva nesta quinta-feira, Melo explicou que embora a Usina Hidrelétrica de Três Marias esteja com o armazenamento de 3,5% da capacidade total, gerando energia com apenas duas turbinas, não traz problemas de segurança para o sistema energético de Minas.


"A quantidade de água que chega no reservatório é muito pequena mesmo, no entanto, o sistema do país é todo interligado e, enquanto Três Marias não gera energia por exemplo, Itaipu e Furnas produzem e atendem o consumidor mineiro", afirma. Ainda segundo Melo, a meteorologia já prevê o início de chuvas, que pode começar a reverter esse quadro em novembro. "Mas ainda assim, vamos gerenciando para que não atinjamos o nível mínimo do reservatório".

O gerente de planejamento energético da Cemig destacou ainda que temos um regime de chuvas no Brasil muito diferenciado. "Enquanto está chovendo no Sul do país, o Sudeste passa por um período de seca. Quando isso acontece, a região pode ser abastecida pelas linhas de transmissão que a conectam ao Sul", ressalta.

Melo salientou que hoje a operação é toda decidida em Brasília, pela ANA e ONS, e destacou que "todos estão imbuídos de um espírito muito grande de se adaptar as tomadas de água, para que se possa paulatinamente ir reduzindo a liberação de Três Marias e assim economizar água até a chegada das chuvas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)