(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consumidor espera inflação de 7,5% em 12 meses, diz FGV

O resultado retorna ao observado em abril deste ano, que é o maior desde novembro de 2005 (7,8%)


postado em 23/10/2014 08:37 / atualizado em 23/10/2014 08:58

A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses atingiu 7,5% em outubro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira, ao divulgar o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores. O resultado retorna ao observado em abril deste ano, que é o maior desde novembro de 2005 (7,8%). Em setembro, as famílias apontavam, em média, alta de 7,3% nos preços no período à frente.


"O aumento das expectativas de inflação futura pelos consumidores advém possivelmente da percepção de aceleração recente da inflação, que se mantém pressionada, principalmente pelo grupo alimentação", diz a economista da FGV Viviane Seda, em nota.

O Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores é obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem do Consumidor. Produzidos desde setembro de 2005, os dados vinham sendo divulgados de forma acessória às análises sobre a evolução da confiança do consumidor. Desde maio de 2014, as informações passaram a ser anunciadas separadamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)