(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anvisa suspende antisséptico bucal da Colgate por risco de infecção respiratória

Produto tem presença bacteriana acima dos limites permitidos e inalação acidental pode prejudicar pessoas mais susceptíveis a infecções respiratórias


postado em 22/10/2014 11:34 / atualizado em 22/10/2014 12:04

Antisséptico bucal tem presença bacteriana acima dos limites permitidos(foto: Colgate PerioGard/ Reprodução/Colgate)
Antisséptico bucal tem presença bacteriana acima dos limites permitidos (foto: Colgate PerioGard/ Reprodução/Colgate)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da distribuição, comercialização e do uso de sete lotes do enxaguante Colgate Periogard sem Álcool Solução Bucal 250 mililitros. Os lotes foram fabricados entre 21 e 26 de fevereiro de 2014, pela empresa Colgate-Palmolive Industrial Ltda. Nessa terça-feira, a fabricante comunicou o recolhimento voluntário dos lotes após detectar níveis microbiológicos acima dos limites para a bactéria Burkholderia cepacia. Segundo a Anvisa, a bactéria é uma das mais resistentes encontradas em hospitais e se trata de um germe oportunista, mais comum em pacientes imunodeprimidos e com fibrose cística. Os lotes suspensos são os (L) 4053BR122C, (L) 4054BR121C, (L) 4054BR122C, (L) 4055BR122C, (L) 4056BR122C, (L) 4057BR121C e (L) 4057BR122C.

Recall Em seu comunicado, a Colgate-Palmolive informa que "constatou-se que alguns lotes desse produto podem apresentar uma não conformidade pela potencial presença bacteriana acima dos limites permitidos". Segundo a fabricante, a utilização do produto dentro dos parâmetros e indicações descritas em sua embalagem não apresenta riscos ao consumidor, mas a inalação acidental desse produto pode ser prejudicial para pessoas com sistema imunológico severamente debilitado, que podem estar mais susceptíveis a infecções respiratórias.

A empresa orienta que os consumidores que adquiriram o produto devem preventivamente guardar o frasco e entrar em contado com a Colgate para sua substituição gratuita. Para substituição do produto e demais informações, o número é o 0800 703 9366 com atendimento de 2ª a 6ª feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pela internet através da página www.colgate.com.br/contato. Segundo a Colgate, as demais versões da linha PerioGard encontram-se perfeitamente aptas e seguras ao uso. Nenhum outro antisséptico bucal da Colgate foi afetado por essa campanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)