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Estado de Minas

Aeroportos de Guarulhos e do Galeão ficam entre os 10 piores da América Latina

Nenhum brasileiro compõe o ranking dos 10 melhores do mundo, encabeçado pelo Aeroporto Internacional de Cingapura, administrado pela Changi Airport


postado em 22/10/2014 06:00 / atualizado em 22/10/2014 07:30

Vista da nova área do gigante de Guarulhos, o terceiro pior no ranking: concessionária informa que obras vão melhorar serviços (foto: AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA )
Vista da nova área do gigante de Guarulhos, o terceiro pior no ranking: concessionária informa que obras vão melhorar serviços (foto: AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA )

Dois dos principais aeroportos do Brasil foram considerados os piores da América Latina, Caribe e América Central pela pesquisa Sleeping in Airports. Guarulhos, de São Paulo, o maior terminal em movimentação de passageiros do país, é o terceiro colocado na incômoda lista. O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão, do Rio de Janeiro, é o décimo.

Nenhum brasileiro compõe o ranking dos 10 melhores do mundo, encabeçado pelo Aeroporto Internacional de Cingapura, administrado pela Changi Airports. Curiosamente, a empresa faz parte do consórcio concessionário do Galeão, que assumiu o terminal em agosto.

Entre os critérios de avaliação da pesquisa, editada há 18 anos, estão a disponibilidade de cadeiras, áreas livres, zonas tranquilas, acesso a wi-fi gratuito, opções de comida 24 horas, chuveiros, atividades de ocupação enquanto se aguarda um voo, banheiros e praças de alimentação limpos e atendimento amigável e prestativo.

A concessionária de Guarulhos informou que desde que assumiu a administração, em fevereiro de 2013, já realizou uma série de obras visando a melhoria dos serviços e o aumento da eficiência operacional. “A principal delas é o novo terminal de passageiros, o TPS3, inaugurado em maio e comparável aos melhores aeroportos do mundo”, alegou. Em outubro, a companhia iniciou as obras de modernização dos terminais 1 e 2, que devem ser concluídas no segundo semestre de 2016. “O objetivo é tornar Guarulhos uma referência mundial, oferecendo mais conforto aos passageiros.”

O RioGaleão, consórcio do Aeroporto Tom Jobim, informou que assumiu as operações há dois meses. “Desde o início da nova administração foram implementadas diversas melhorias, com um programa de investimentos da ordem de R$ 5 bilhões ao longo dos 25 anos de concessão, dos quais R$ 2 bilhões até 2016”, informou. Segundo a empresa, já foram instalados novos balcões de atendimento, canais de comunicação, mais opções de lojas comerciais e alimentação, wi-fi gratuito por meia hora e sistema de coleta seletiva de resíduos. “A expertise da Changi trará contribuições para que o Tom Jobim se torne referência entre os melhores aeroportos do mundo”, prometeu a concessionária.

Entre os piores da região, acompanham Guarulhos e Galeão os aeroportos de Caracas (Venezuela), em primeiro lugar, Cusco Alejandro Velasco Astete (Peru), em segundo, de Havana (Cuba), de Porto Príncipe (Haiti), de Varadero (Cuba), de La Paz (Bolívia), de Iquitos (Peru), de Tegucigalpa e de Toncontín, ambos em Honduras.

Mais passageiros

A demanda doméstica por passagens aéreas cresceu 3% em setembro na comparação com igual mês de 2013, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne os dados das principais companhias aéreas brasileiras (TAM, Gol, Azul e Avianca). No acumulado de nove meses, a procura por voos expandiu 5,9%. A demanda por voos domésticos no trimestre também avançou 3%.

A Abear destaca que houve um dia útil a mais em setembro de 2014 em relação ao mesmo mês do ano passado, o que impulsionou o resultado. O trabalho das empresas para promover seus produtos e serviços em um momento de baixa no mercado corporativo também contribuiu para esse desempenho, considerado positivo pela entidade. Já a oferta de voos domésticos teve crescimento em setembro pela primeira vez desde janeiro, de 1,3% em relação ao mesmo período de 2013. Com a demanda se expandindo ligeiramente acima, a taxa de ocupação seguiu em alta, de 1,3 pontos porcentuais, para 78,67%. No total, foram embarcados ao longo do mês passado 6,7 milhões de passageiros, alta de 3,8%.


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