(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Educação financeira infantil é tema de livros que serão lançados em BH

Consultor financeiro e economista lançam mais quatro livros da série "Meu Dinheirinho" baseados nos pilares: aprender a ganhar, aprender a gastar, aprender a doar e aprender a poupar


postado em 20/10/2014 15:25 / atualizado em 20/10/2014 16:39

A educação financeira das crianças tem que receber uma atenção especial para que os brasileiros se tornem melhor capacitados no uso adequado do dinheiro. Cada vez mais cedo, as crianças fazem parte da vida financeira das famílias influenciando o consumo, decidindo por produtos, marcas e, até mesmo, o local onde comprar. Considerando ainda a publicidade direcionada ao público infantil, Carlos Eduardo Costa, consultor de educação financeira do Mercantil do Brasil, e Fabrício Pereira Soares, economista e administrador, lançam nesta sexta-feira, quatro livros da série Meu dinheirinho.

A coleção, que já conta com outros quarto livros, é baseada nos seguintes pilares da educação financeira: aprender a ganhar, aprender a gastar, aprender a doar e aprender a poupar. De acordo com Carlos Eduardo Costa, o objetivo da série de livros é ajudar na formação das crianças e na conscientização financeira de maneira lúdica, trazendo as questões financeiras para a realidade infantil.


"Quanto mais cedo as crianças forem educadas financeiramente, maiores são as chances de se tornarem adultos maduros no uso de seus recursos. Em uma realidade de consumismo, é preciso alertar os filhos para a administração do próprio dinheiro com consciência, para que tenham um futuro positivo e atinjam seus objetivos financeiros", ressalta.

O consultor do Mercantil do Brasil ressalta que é importante introduzir o tema na vida dos pequenos, usando exemplos do cotidiano e respeitando a capacidade de entendimento e raciocínio
deles. Os novos volumes tratam da mesada, em que mostra a iniciação de uma criança cuidando do próprio dinheiro, a ida ao shopping center, no qual se trabalha a importância de diferenciar o querer e o precisar, campanha de doação, quando é abordada a ajuda aos menos favorecidos, e a ainda a poupança, introduzindo a ideia do esforço que será recompensado por conquistas futuras.

Carlos Eduardo Costa convida os pais do leitores mirins a uma reflexão. "Muitos comprometidos com a vida profissional e com menos tempo para se dedicar aos filhos, surge de forma até inconsciente, o erro de tentar substituir o cuidado e afeto por bens materiais. Os pais devem ficar atentos a esse risco e dosar a tentantiva de suprir o tempo com as crianças por presentes e atividades de consumo exacerbado. Os pais que possuem melhor situação financeira hoje em relação a que tiveram na infância também tendem a exagerar nos presentes. É preciso oferecer conforto aos filhos de forma equilibrada", salienta.

Lançamento
Data: 24/10/14 (sexta-feira)
Horário: 18h às 21h30
Local: Kahlúa Café – Rua dos Guajajaras, 416, Centro de Belo Horizonte

(foto: Reprodução série
(foto: Reprodução série "Meu Dinheirinho")
(foto: Reprodução série
(foto: Reprodução série "Meu Dinheirinho")


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)