(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indústria projeta ano de retração após amargar mais um mês de indicadores negativos

Setor registra queda no uso da capacidade instalada, estoques elevados, menos horas trabalhadas e fechamento de vagas


postado em 02/10/2014 06:00 / atualizado em 02/10/2014 07:31

A indústria amargou mais um mês de indicadores negativos e o próprio setor já projeta uma retração para o ano. Em agosto, houve queda do uso da capacidade instalada, indicativo de estoques elevados, diminuição nas horas trabalhadas e fechamento de postos de trabalho. Somente o faturamento e o rendimento médio real aumentaram. Na avaliação de especialistas, esse quadro de deterioração terá impacto no Natal, com o menor crescimento das vendas.

Dados do levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) detalham que a utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira caiu 0,5 ponto percentual entre julho e agosto e chegou a 80,5%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, indicador teve retração de 1,8 ponto percentual. A maior redução anual foi observada no setor automotivo: 5,8%. As horas trabalhadas também encolheram, com recuou 0,8% frente a julho e de 5,7% ante o oitavo mês de 2013. “Muito dificilmente teremos números positivos para a indústria em 2014”, avaliou o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

O executivo também citou que o cenário negativo contaminou o mercado de trabalho. Pelo sexto mês consecutivo houve fechamento de postos, com recuo de 0,8% no indicador. E na comparação anual, o encolhimento é de 1,7% frente a agosto do ano passado. “Essa variável, que vinha com alguma solidez, com certo crescimento, agora mostra claramente uma reversão na sua trajetória.” A CNI calcula que, caso nada mude no último quadrimestre de 2014, o emprego industrial fechará 2014 com retração de 0,5%.

Por outro lado, o faturamento real do setor cresceu 1,1%. Essa alta, porém, não foi suficiente para recolocar o indicador no patamar em que se encontrava há um ano. Na comparação com agosto de 2013, houve recuo de 8,8%. Os indicadores de renda na indústria cresceram em relação a julho. A massa salarial real avançou 0,3%. O rendimento médio real teve alta 0,4% entre o sétimo e oitavo mês deste ano e cresceu 2,2% entre os meses de agosto de 2013 e 2014.

Cenário

O economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Carlos Thadeu de Freitas Gomes, alertou que o setor está com estoques elevados, o que implicará em redução nos pedidos para a indústria. Gomes ainda ressaltou que a retração na concessão de crédito também prejudica os negócios. “O cenário não é pior porque o mercado de trabalho ainda vai bem e a renda ainda cresce”, afirmou.

Na avaliação do economista sênior do BESI Brasil Flavio Serrano, todos os indicadores apontam para um cenário de retração da indústria. Ele destacou que o baixo nível de exportações, a queda no consumo e a retração dos investimentos mostram que o setor não terá um resultado positivo em 2014. Na opinião dele, todos os incentivos dados se mostraram insuficientes e os problemas são estruturais. “No próximo ano esperamos que a economia mundial melhore e puxe um pouco o nível das vendas para o exterior. No curto prazo não vemos um cenário melhor”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)