(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Índice da Fiesp mostra indústria estável em agosto


postado em 30/09/2014 15:31 / atualizado em 30/09/2014 15:50

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista permaneceu estável em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 30, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na mesma base de comparação, na série sem ajuste sazonal, o indicador teve alta de 0,7%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o INA apresentou queda de 7,1%. Em nota de divulgação, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini, lembrou que em agosto deste ano houve 21 dias úteis, um a menos do que no mesmo período do ano passado. Francini acrescentou que não enxerga uma recuperação no horizonte e manteve a previsão de queda para o desempenho da indústria neste ano em torno de 5,0%.

No acumulado do ano até agosto, o INA registrou recuo de 6,7% em relação a igual período do ano passado e, no acumulado em 12 meses, o indicador teve queda de 5,0%. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) com ajuste sazonal ficou em 79,6% em agosto, mesmo nível de julho, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, o Nuci ficou em 80,6% em agosto, ante 80,5% em julho.

A Fiesp revisou dados do INA de julho. Na série com ajuste sazonal, em vez de alta de 0,5% na passagem de junho para julho, como divulgado anteriormente, o INA teve alta de 0,4%. Na série sem ajuste sazonal, a Fiesp revisou o resultado de uma alta de 8,1% para uma elevação de 8,2%.

Sensor

A confiança dos empresários industriais paulistas ficou em 48,6 pontos na pesquisa Sensor de setembro de 2014, ante 45,6 pontos na sondagem de agosto, segundo a Fiesp. O indicador busca obter informações da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados. De acordo com a Fiesp, dos cinco itens que compõem o Sensor, três subiram (Mercado, a 52,0 pontos; Estoque, a 44,9 pontos; e Investimento, a 49,2 pontos) e dois permaneceram estáveis (Vendas, a 52,0 pontos; e Emprego, a 44,7 pontos).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)