(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve da Air France é a mais longa em mais de 15 anos


postado em 22/09/2014 17:35

Os pilotos da Air France, há oito dias em greve, rejeitaram uma proposta da direção da companhia de suspender temporariamente o projeto da sua filial baixo custo Transavia, que deu origem ao conflito. Nesta segunda-feira de manhã, o presidente do grupo AF-KLM, Alexandre de Juniac, propôs aos sindicatos suspender até dezembro o projeto para abrir a filial de baixo custo Transavia.

Em declaração à imprensa, a Air France afirmou que esta é uma "proposta final" para pôr fim à greve, que a empresa considera "infundada". No entanto, o principal sindicato de pilotos da Air France denunciou a proposta como uma "última provocação", e "uma cortina de fumaça que não oferece mais garantias do que os anúncios anteriores e que não resolve problema algum".

O sindicato SNPL acusou Juniac de ser um "bombeiro piromaníaco", e de "ter apostado por uma diminuição da mobilização depois dos oito primeiros dias". "A greve não enfraquece", e "ele (Juniac) tenta apagar o incêndio soprando as brasas", acrescentou a organização sindical. "Uma provocação como esta é inaceitável, depois de oito dias de greves e de alertas sobre as ameaças que pesam sobre os empregos na França", afirma.



A greve mais longa desde 1998

Desde o dia 15, mais da metade dos aviões da Air France permanece em terra por causa da greve de pilotos, que é a mais longa na França em quase 16 anos. De acordo com a direção da companhia, a paralisação está causando perdas "que podem chegar a 20 milhões de euros por dia".

A empresa prevê uma pequena melhora da situação na terça-feira, com 48% dos voos em operação, quando nesta segunda-feira foram apenas 42%. No sábado, o SNPL anunciou a manutenção da greve até sexta-feira, dia 26, e não descartou ir além, caso persista a "situação de bloqueio".

Considerado pelos pilotos como o caminho aberto para a "transferência" os empregos franceses, a implantação da Transavia na Europa deve ser objeto de uma negociação antes do fim do ano, segundo a nova proposta da direção. A Air France-KLM quer aumentar a frota da Transavia França de 14 para 37 aviões, e manifestou vontade de abrir novas bases de sua filial de baixo custo na Europa a partir de 2015, empregando pilotos com contratos de trabalho de outros países.

Haverá um diálogo para "dar aos pilotos as garantias necessárias", prometeu Juniac. O governo francês fez vários apelo pelo fim da greve nos últimos dias. O primeiro-ministro, Manuel Valls, disse nesta segunda-feira que a direção da Air France fez propostas "razoáveis" e pediu o fim da paralisação dos pilotos "o mais rápido possível". "Hoje é necessário que o trabalho seja retomado", afirmou horas antes o secretário de Estado de Relações com o Parlamento, Jean-Marie Le Guen.

Seu homólogo dos Transportes, Alain Vidalies, havia pedido na véspera "um compromisso" entre direção e sindicatos. "É necessária uma atitude positiva nesta situação. Caso contrário, creio que o futuro da empresa pode estar em jogo", disse o ministro, lembrando que a Air France, como as outras companhias aéreas tradicionais, enfrenta a concorrência de companhias de baixo custo e é "financeiramente frágil". A Air France voltou a pedir desculpas a seus clientes em uma carta na qual que afirmou que compartilha sua "frustração" e seu "descontentamento".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)