(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTIAGEM E SECA

Governo reconhece situação de emergência em mais seis cidades de Minas

Determinação está presente em duas portarias do Ministério da Integração Nacional publicadas nesta segunda-feira no Diário Oficial da União


postado em 22/09/2014 09:38 / atualizado em 22/09/2014 11:15

O governo federal reconheceu situação de emergência em 15 municípios brasileiros em razão de desastres climáticos. Seis deles ficam em Minas Gerais. A determinação está presente em duas portarias do Ministério da Integração Nacional publicadas nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

Em dez cidades, a razão para o decreto é a estiagem e seca que atingem cidades do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, além da Bahia e Paraíba. Os demais municípios – localizados no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina – enfrentam chuvas intensas, granizo e vendaval.

Em Minas, os municípios atingidos pela estiagem são Catuti, Engenheiro Navarro, Santa Fé de Minas, Ponto Chique e Jequitaí. Ladainha, no Vale do Jequitinhonha, sofre com a seca. Boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais aponta que há 149 municípios afetados pela seca e estiagem em 2014.


Igarapé


Também nesta segunda-feira, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) emitiu um alerta à população informando que Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está passando por uma crise de falta d’água por causa da escassez de chuva.

Segundo a empresa, o município é abastecido por dois sistemas produtores – o córrego Estiva, responsável pelo atendimento de 35% da cidade, e o sistema Rio Manso, que abastece os outros 65%. No entanto, o longo período de estiagem reduziu a vazão do córrego Estiva, provocando intermitência no abastecimento da cidade.

A empresa afirmou que tem realizado manobras operacionais no sistema, mas explica que a colaboração de todos os moradores de Igarapé é importante para enfrentar esse período de estiagem. Mudanças simples de atitude fazem toda a diferença: lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira, deixar a torneira fechada enquanto se escova os dentes, tomar banhos rápidos, suficientes para a higiene corporal, aguar plantas com regador e não lavar o passeio com água tratada. (Com Agência Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)