(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

CNI prevê piora do cenário de demissões na indústria

O nível de emprego na indústria melhorou mês passado, subindo para 46 pontos, ante 45 de julho, mas a melhora não sinaliza recuperação, já que pontuação abaixo de 50 na pesquisa indica retração


postado em 18/09/2014 12:37 / atualizado em 18/09/2014 15:10

O quadro negativo da economia brasileira está levando os empresários a preverem demissões na indústria nos próximos seis meses, de acordo com sondagem divulgada nesta quinta-feira, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). "A expectativa de queda no número de empregados para os próximos seis meses é a mais intensa e disseminada pela indústria", diz a CNI.

A utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria avançou 2 pontos percentuais em agosto em relação ao mês de julho, e apesar disso, a indústria reduziu a produção, que caiu de 48,8 pontos em julho para 48,2 pontos em agosto, de acordo com informações da CNI.

O nível de emprego na indústria também melhorou no mês passado, subindo para 46 pontos, ante 45 de julho, mas a melhora não sinaliza recuperação. A pontuação abaixo de 50 na pesquisa indica retração. A expectativa negativa já tem impacto na previsão de geração de vagas em setembro, com a indústria esperando 47,8 pontos para o indicador - a mais baixa desde 2009.


A projeção das grandes empresas é de que o indicador de empregados atinja 48,3 pontos na pesquisa deste mês, contra 48,9 pontos do mês passado. As médias companhias estimam 46,4 pontos neste mês, ante 47,9 da expectativa para agosto. Os pequenos empregadores são os mais otimistas, pontuando uma expectativa de 48,4 pontos para setembro, numa pequena variação ante os 49,5 pontos do mês anterior.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 10 de setembro, com 2.240 indústrias. Dessas, 857 são pequenas, 817, médias e 556, de grande porte.

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)