(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vendas no varejo sobem 2,3% em agosto, informa MasterCard


postado em 16/09/2014 17:07 / atualizado em 16/09/2014 17:18

As vendas no varejo brasileiro cresceram 2,3% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a pesquisa SpendingPulse, da MasterCard Advisors. De acordo com o levantamento, o Dia dos Pais, considerado a quarta data comercial mais importante do ano, não trouxe nenhum grande impacto sobre as vendas. "Na maioria dos setores, o crescimento intramês teve uma ligeira tendência de queda, assim como os gastos refletiram a desaceleração do ambiente econômico, conforme mensurado pelo Produto Interno Bruto (PIB)", escreveu a MasterCard Advisors.



Quando se leva em conta o crescimento médio nos últimos três meses, a taxa é de 2,1%. Esse é um nível inferior aos 4,1% do segundo trimestre deste ano e representa a expansão mais fraca da média móvel de três meses desde 2009. Segundo o documento de divulgação, as vendas de agosto foram impulsionadas por três setores, que cresceram acima da taxa de vendas total: farmacêutico, artigos pessoais e domésticos e combustíveis.

Confiança em queda

A confiança do consumidor caiu 4,3% em agosto, mostrou o levantamento, que alertou para os desafios à economia vindos da inflação e da queda das exportações. No entanto, o texto citou que as taxas de desemprego e da massa salarial, assim como o endividamento das famílias e a taxa de inadimplência, permaneceram estáveis no curto prazo.

Lançado no Brasil no ano passado, o SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)