(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve na Air France vai comprometer pelo menos 40% dos voos entre Brasil e França

Paralisação de pilotos da companhia leva à suspensão de 12 voos entre ontem e amanhã em aeroportos do país. Empresa orienta passageiros a adiar voo para depois do dia 22


postado em 16/09/2014 06:00 / atualizado em 16/09/2014 07:29

Aviões da companhia permaneceram em solo na França com adesão de 60% dos trabalhadores ao protesto(foto: Dominique Faget/AFP Photo)
Aviões da companhia permaneceram em solo na França com adesão de 60% dos trabalhadores ao protesto (foto: Dominique Faget/AFP Photo)

Brasília – Pelo menos 40% dos voos da Air France entre Brasil e França não entrarão em operação nesta semana devido a uma greve dos pilotos da empresa. Dos 30 voos semanais entre os dois países, cinco foram cancelados ontem e outros cinco não decolarão hoje. Outros dois que estavam previstos para amanhã também foram abortados. Apesar de ainda não ter informação sobre outros cancelamentos, a empresa informa que interrupções e atrasos podem ocorrer. Ela recomenda aos consumidores com voos reservados até o próximo dia 22 alterarem a data da viagem.

A Air France ressalta que os clientes podem adiar o voo entre 23 e 30 deste mês, sem custo adicional, alterando a reserva, que está sujeita à disponibilidade. A empresa garante que os consumidores que tiveram o voo cancelado receberão o bilhete devolvido na íntegra, sem qualquer custo. “Os passageiros ainda podem receber um crédito válido por um ano na Air France ou KLM em caso de adiamento da viagem depois de 30 de setembro de 2014; mudança de destino ou ponto de partida; e cancelamento”, comunicou em nota. O consumidor poderá fazer essas mudanças pelo site da empresa, no aplicativo para smartphones ou pela agência de viagem onde os bilhetes foram comprados.

Ontem, apenas 48% dos voos da companhia aérea francesa entraram em operação. A própria empresa comunicou que a taxa de adesão dos pilotos no primeiro dia de paralisação foi de 60%. “A Air France lamenta a situação e informa que está fazendo todos os esforços para minimizar os inconvenientes para os seus clientes.” Apesar disso, os consumidores devem ter problemas ainda maiores. Hoje, seis em cada 10 voos devem ser cancelados.

Paralisação

Contrário às condições de desenvolvimento da Transavia, uma filial de baixo custo do grupo Air France-KLM, o principal sindicato de pilotos francês, o SNPL, convocou uma greve que se iniciou ontem e deve durar até segunda-feira. Outros dois sindicatos podem entrar em greve até quinta-feira. Se confirmada a paralisação de uma semana, será o conflito mais longo dos pilotos da Air France desde 1998. A direção estima que custará à empresa entre 10 milhões e 15 milhões de euros por dia.

A companhia aérea, entretanto, comunicou que a situação na manhã de ontem estava dentro das previsões, com um voo garantido em cada dois. Mas a situação era mais complicada em vários aeroportos do Sul da França. Em Toulouse, 80% dos voos foram cancelados; em Marselha, Lyon e Nice, o percentual chegou a 70%. Em Bordeaux, quase 50% dos voos foram abortados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)