(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresas ligadas a private equity devem puxar IPOs


postado em 31/08/2014 17:07 / atualizado em 31/08/2014 20:31

Os fundos de private equity seguem como protagonistas das aberturas de capital em todo o mundo, inclusive no Brasil. Fontes de mercado destacam que a expectativa é que assim que houver uma janela de oportunidade, os private equity deverão puxar a fila para trazer novas empresas à bolsa brasileira.

Estudo da EY mostra que no mundo 33% do volume dos processos de abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) no primeiro semestre deste ano tinham por trás fundos de private equity e de venture capital. Quando se trata de Estados Unidos esse porcentual sobe para 64%.

Esse é o perfil de algumas das empresas que já tornaram pública sua vontade de abrir capital, mas acabaram desistindo devido a uma situação não favorável do mercado. Unidas, que já recebeu aportes da Kinea, Vinci e Gávea, chegou a pedir registro para IPO na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e desistiu, poderá fazer nova tentativa de acessar o mercado.

Outra empresa que no futuro deverá vir a mercado é a Aceco TI, que neste ano chegou a informar sua intenção de realizar uma oferta, mas acabou de capitalizando exatamente por meio de um aporte de um fundo de private equity, o KKR. Esse fato deverá funcionar como mais um impulso para o IPO da companhia, já que chegará o momento de desinvestimento.

O panorama para IPOs segue em compasso de espera, mas a expectativa do mercado é de que o final do ano possa trazer algumas ofertas represadas, assim que o cenário de incerteza do período eleitoral se dissipar. A última janela de oportunidade possível para uma oferta de ações no ano é em dezembro, quando poderão ser utilizados os números do terceiro trimestre para a precificação da oferta.

No escritório Mattos Filho, o número de companhias atendidas que miram o IPO e que possuem participação de fundos de private equity ou financial sponsors chega a aproximadamente metade das operações. O sócio do escritório, Jean Marcel Arakawa, acredita que passadas as incertezas em relação ao pleito eleitoral, a janela para IPOs poderá se reabrir, trazendo a reboque fundos de private equity em busca de desinvestimento.

Neste ano, a única operação realizada no Brasil foi a da Oi, uma oferta subsequente (follow on). A emissão, de cerca de R$ 14 bilhões, fazia parte da fusão da empresa com a Portugal Telecom. No ano passado, entre ofertas iniciais e subsequentes, o volume movimentado foi de R$ 23,4 bilhões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)