(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

15 bancos participam de leilão realizado pelo INSS


postado em 31/08/2014 14:07 / atualizado em 31/08/2014 15:19

O leilão realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para pagamento dos benefícios da previdência social a partir de 2015 contou com a participação de 15 bancos, conforme informação obtida com exclusividade pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Além das grandes instituições como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal e Santander, também participaram Banestes, Banco do Estado de Sergipe, Banco Cooperativo Sicredi, HSBC, Banrisul, Banco da Amazônia, Banco de Brasília, Banco Mercantil do Brasil, Banco Cooperativo do Brasil e BMG.

Pesa para os vencedores do leilão não apenas o maior lote, mas também a capilaridade de cada banco. Ou seja, se uma instituição ganhou por ter oferecido o maior preço, mas não tem uma rede de agências suficiente para atender a região do determinado lote, então, o ofertante do segundo maior lance leva e assim sucessivamente.

Pelo critério de maior lance, o Bradesco, conforme fontes, ficou com dez lotes, seguido pelo Itaú com sete e BB com dois lotes. Já na segunda análise, que considera a capilaridade do banco, o Itaú Unibanco conquistou oito lotes enquanto que Bradesco e BB ficaram com sete cada.

"O INSS ficou satisfeito com o leilão que foi bem disputado pelos bancos", informou o Instituto ao Broadcast, por meio de sua assessoria de imprensa, sem confirmar os lotes conquistados por cada banco.

Segundo o INSS, o resultado do leilão só sairá no final de setembro, quando o contrato será assinado. Isso porque até lá, conforme regras do edital, os bancos participantes podem apresentar recurso, conforme o Instituto.

As licitações feitas são para os novos pagamentos de qualquer benefício da previdência social como aposentadoria, pensão ou auxílio doença a partir de 1º de janeiro de 2015. A forte participação de bancos é explicada pelo potencial da base de clientes a ser explorada pelas instituições como, por exemplo, a oferta de crédito consignado (com desconto em folha de pagamentos). Os contratos licitados têm vigência de 20 anos, período total de vinculação dos pagamentos aos beneficiários. Já os leilões ocorrem a cada cinco anos, conforme o INSS.

Procurado, o Bradesco confirmou que fez a melhor proposta em dez dos 26 lotes licitados e em outros 7 lotes, ficou em segundo lugar. Segundo o banco, a partir desse resultado, a instituição irá agregar cerca de 170 mil novos beneficiários por mês, ao longo dos próximos cinco anos, ou 38% do total desse universo. Serão 26 milhões de novos aposentados atendidos durante os 60 meses. Atualmente, o Bradesco atende 8,5 milhões ou 27,6% do total de aposentados e pensionistas do Brasil

"Essa licitação nos trouxe um grande potencial em termos de novos negócios, como a abertura de contas correntes e de poupança para milhões de brasileiros", afirma o vice-presidente do Bradesco, Josué Augusto Pancini, em nota ao Broadcast.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)