(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Economista do Ibmec-MG defende discussão fiscal em 2015


postado em 29/08/2014 12:31 / atualizado em 29/08/2014 12:38

Os resultados ruins das contas públicas divulgados nesta sexta-feira, pelo Tesouro e Banco Central demonstram que, em 2015, haverá a real necessidade de uma grande discussão fiscal. A opinião é do professor de Economia do Ibmec-MG, Reginaldo Nogueira.


"Está muito claro que o Brasil não conseguirá cortar impostos e as desonerações que foram feitas deverão ser revistas. E como resolver isso em 2015? Com mais cortes de gastos (o que não foi feito até agora) ou aumento de impostos? Aí está a necessidade de haver uma grande discussão fiscal em 2015", disse. Para ele, se o mercado tinha dúvidas se a meta de superávit primário fosse ou não cumprida, os números divulgados hoje ajudam na certeza de que não.

Além disso, não atingir a meta, conforme o especialista, tem efeito negativo sobre a dívida líquida do setor público. "Podemos ver problemas de custos de financiamento do governo e uma pressão maior na conta de juros", falou.

O professor também comentou que os resultados fiscais apresentados hoje sofrem influência direta do resultado "horroroso" do Produto Interno Bruto (PIB), também divulgado nesta sexta-feira. "Nossa economia está em processo de recessão, o que gera um efeito negativo grande na arrecadação do governo. Isso só piora a confiança do mercado e do setor privado na economia, inibindo investimentos", ressaltou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)