(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Soja, mandioca e arroz são destaque no PIB agropecuário


postado em 29/08/2014 12:01 / atualizado em 29/08/2014 12:21

Os cultivos de soja, mandioca e arroz foram os destaques do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário no segundo trimestre de 2014 em relação a igual período do ano passado. A atividade ficou estável no período (0,0%), mas as três culturas registraram aumentos na quantidade produzida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



No caso da soja, houve expansão de 6,0% no volume de produção em relação ao segundo trimestre do ano passado. Também avançaram mandioca (10,4%) e arroz (4,4%). Por outro lado, tiveram reduções o milho (-4,4%) e café (-6,5%). "Além disso, tivemos queda de produtividade na maior parte dessas culturas", explicou Rebeca de La Rocque Palis, gerente de Contas Nacionais do IBGE.

"A soja, que é nossa maior cultura individual, cresceu mais de 20% no ano passado e com ganho de produtividade. Isso reflete positivamente no valor adicionado. Agora, além de crescer numa taxa bem menor, na verdade o aumento na área foi maior. Mas como houve estiagem no início do ano, isso prejudicou o grão da soja, então cresceu menos do que a área", detalhou.

No caso do café, o que prejudicou foi o preço do grão no mercado internacional, que desestimulou produtores a investir no cultivo. "Além disso, a parte da pecuária, silvicultura e extrativa vegetal tiveram crescimento fraco", acrescentou Rebeca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)