(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Baixo investimento derrubou importações no 2º trimestre


postado em 29/08/2014 12:01 / atualizado em 29/08/2014 12:23

A queda nos investimentos puxou para baixo o resultado das importações no segundo trimestre. As compras de bens vindos do exterior recuaram 2,4% na comparação com igual período de 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Isso se deve muito a bens de capital", citou Rebeca de La Rocque Palis, gerente de Contas Nacionais do instituto. Os destaques negativos das importações foram máquinas e tratores, indústria automotiva, equipamentos eletrônicos e material elétrico.



Por outro lado, as exportações aumentaram 1,9% nesta mesma comparação. "O setor extrativo mineral está crescendo muito", observou Rebeca. Além disso, aparecem como influências os produtos metalúrgicos, produtos agropecuários e a siderurgia. "A soja este ano, apesar de crescer menos do que no ano passado, ainda está crescendo, e é um produto importante na nossa pauta de exportações", explicou.

Diante desses resultados, o setor externo deu uma contribuição positiva ao Produto Interno Bruto (PIB), que, mesmo assim, recuou 0,9% no segundo trimestre em relação a igual período de 2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)