(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Facilidade do crédito pode levar ao descontrole financeiro, alerta Proteste

Para a associação, o estímulo do governo para favorecer o crédito no país , com o objetivo de estimular o consumo e o crescimento da economia criou um arcabouço que favorece a ação dos bancos


postado em 22/08/2014 09:34

As medidas anunciadas pelo governo nesta semana para facilitar o financiamento de imóveis e carros podem levar ao descontrole do orçamento, segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste). A entidade alerta que os brasileiros endividados, que somam mais da metade das famílias brasileiras, terão mais incentivos ao crédito com essas novas medidas e consequentemente um maior risco de se tornarem mais endividados e de perderem seus bens. "E o tomador de crédito já se encontra endividado e para um cenário de juros elevados não tem para onde correr", diz a entidade.

Para a associação, o estímulo do governo para favorecer o crédito no país , com o objetivo de estimular o consumo e o crescimento da economia criou um arcabouço que favorece a ação dos bancos, ampliando as opções de recursos e criando uma segurança jurídica maior. Mas para o consumidor há poucos impactos de fato, pelo menos a curto prazo. “Podemos dizer que as medidas anunciadas favorecem a concessão de crédito, pois melhora as garantias e recursos disponíveis para os bancos, basta saber como isso vai se refletir em benefícios ao consumidor”, informa a nota.

As medidas do governo foram anunciadas na última terça-feira, (confira o quadro).O Banco Central (BC) divulgou novas regras que alteram novamente as normas de recolhimento de compulsório – o montante que as instituições financeiras são obrigadas a manter depositadas na autoridade monetária. Isso deverá liberar R$ 25 bilhões em recursos para empréstimos no país. O Ministério da Fazenda também entrou em cena e elencaou seis medidas diversificadas de crédito imobiliário, consignado, de veículos e de tributação de bancos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)