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Estado de Minas

Minas recebeu 255 mil estrangeiros e gerou receita de mais de R$ 2 bilhões na Copa

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, Mineirão foi o estádio mais bem avaliado


postado em 18/08/2014 18:56 / atualizado em 18/08/2014 19:52

(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)

Cerca de um mês após o final da Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes-MG) divulgou os dados consolidados da pesquisa realizada durante o evento na capital mineira. Segundo o estudo, 392.898 visitantes passaram pela cidade durante o evento esportivo. Destes, 255.383 foram estrangeiros, de 46 nacionalidades, sendo que a maioria era da Argentina (17%), Inglaterra (14,9%) e Colômbia (13%). O evento gerou ainda uma receita direta de R$ 445,6 milhões e uma receita indireta de R$ 1,6 bilhão para o setor de comércio e serviços da capital.

Segundo a Setes-MG, o número de visitantes em Belo Horizonte foi histórico e ajuda a promover o turismo mineiro nacional e internacionalmente. Em 15 de julho, a prévia da pesquisa do órgão havia sido divulgada. No entanto, os jogos de oitavas de final e a semifinal da Copa na capital mineira incrementaram ainda mais o número de visitantes na cidade até então. Eles geraram um gasto médio de R$ 1.134,30 em BH durante a viagem, 20,9% maior que o registrado no mesmo período de 2013, na Copa das Confederações. A maioria dos entrevistados, 71,6%, eram homens, com uma média de idade de 33 anos. Do total, 42% viajaram com amigos e 66% assistiram aos jogos no estádio.

Ainda segundo a pesquisa, 72% visitaram Belo Horizonte pela primeira vez e 41,9% chegaram a conhecer outras cidades-sede. Para 58% deste universo, BH foi a capital melhor preparada para a Copa, seguida por São Paulo (16%) e Rio de Janeiro (10%). Em Minas, os destinos mais visitados, além da capital, foram Ouro Preto, Mariana, Serra do Cipó, Brumadinho e Tiradentes. Do total de entrevistados, 92% responderam que a viagem a capital mineira atendeu plenamente ou superou as expectativas. A maioria (86%) deseja retornar à capital para lazer e 92% indicariam a cidade como destino turístico a amigos e parentes.

Hospedagem e hospitalidade

A taxa de ocupação hoteleira em Belo Horizonte foi de 71,5%, com registro de 159 mil hóspedes entre os dias 12 e 28 de junho. O dado representa um crescimento de 19,1% se comparado com o ano passado. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) mostram que nos hotéis de grande porte, a taxa de ocupação chegou a 75,3%. No dia 8 de julho (semifinal em BH), essa taxa chegou a 90%.

Os hotéis e pousadas foram a escolha de hospedagem de 48% dos entrevistados da pesquisa da Setes-MG, seguidos pelos albergues (10%), que registraram um crescimento importante. Com relação ao mesmo período do ano passado, apenas 1,3% havia escolhido essa opção. A casa de amigos e parentes foi a escolha de 32% dos turistas.

Os itens bem avaliados (em uma avaliação de 1 a 10) foram a hospitalidade dos mineiros (9,1), a gastronomia (8,7), os serviços de hospedagem (8,4) e o serviço de bares e restaurantes (8,4). Segundo a preferência dos turistas, os destaques gastronômicos foram o feijão tropeiro (37,3%) e o pão de queijo (36,6%).

Mineirão e serviços em BH

Mais do que um volume recorde de torcedores, Minas Gerais também se destacou pela qualidade de seus serviços e estrutura na Copa. Na pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com a Fipe, foram avaliados a infraestrutura e serviços em geral nas 12 cidades-sede do Mundial. Na categoria "estádios de um modo geral", o Mineirão ficou em primeiro lugar, com 99,7% de aprovação. A avaliação positiva do estádio foi destacada ainda em requisitos como conforto nos estádios, organização geral e banheiros dos estádios.

A hospitalidade, a segurança pública e as opções de diversão noturna em BH foram os itens mais bem avaliados pelo turista estrangeiro que passou pela cidade na Copa, com mais de 94% de indicações positivas. Os visitantes aprovaram também a gastronomia (95,8%) e os restaurantes da capital (94,4%), confirmando a fama e a tradição da culinária mineira.

O levantamento foi realizado pelo estado em parceria com a Belotur e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 14 de junho e 10 de julho, com 2.800 entrevistados em diversos pontos da cidade, como o Mineirão, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, a FIFA Fan Fest, no Expominas e a Savassi. A margem de erro é de 2 ponto percentuais. O evento gerou uma receita direta de R$ 445,6 milhões e uma receita indireta de R$ 1,6 bilhão para o setor de comércio e serviços da capital. Além disso, uma pesquisa do Ministério do Turismo, feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), também elegeu o Mineirão como o estádio mais bem avaliado pelos torcedores estrangeiros. O estádio recebeu seis jogos durante a Copa do Mundo do Brasil.


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