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Estado de Minas

Seguro avança no interior e pesa no bolso do motorista

Venda do serviço fora da capital já representa mais de 50% no segmento de veículos e ajuda a engordar caixa do setor. Em algumas cidades, custo supera o da Grande BH


postado em 18/08/2014 06:00 / atualizado em 18/08/2014 07:12

Eduardo Pimentel fez seguro para seu carro em Paracatu, mas diz que pagou mais caro do que se morasse em BH (foto: Marinella Castro/EM/D. A Press)
Eduardo Pimentel fez seguro para seu carro em Paracatu, mas diz que pagou mais caro do que se morasse em BH (foto: Marinella Castro/EM/D. A Press)
A contratação de seguros para proteger o carro contra furtos, roubos e acidentes é um peso anual no orçamento do consumidor das grandes cidades, mas a fatura ganha força também nas despesas do motorista do interior. A multiplicação da frota nas pequenas cidades e a aceleração da renda e da violência acentuaram os gastos com proteção e, em alguns casos, os consumidores das pequenas cidades chegam a arcar com custos parecidos ou até maiores que na Grande BH. As vendas no interior do estado já representam fatia superior a 50% no segmento de automóveis, segundo cálculos do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais (Sindseg-MG). Há cerca de oito anos, o interior representava perto de 40% do montante.

Na última década, enquanto o número de veículos dobrou na capital, em muitas cidades pequenas, a frota praticamente triplicou. Apesar de a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projetar para 2014 baixa de 10% na produção de veículos no país, o mercado de seguros de automóveis cresceu no estado 10% no primeiro semestre e projeta fechar o ano em Minas com alta de 12% na arrecadação frente a 2013, movimentando perto de R$ 2,8 bilhões. Em ano de desempenho fraco das montadoras, o cliente do interior está ajudando a engordar os resultados do setor, ancorado na alta de preço dos seguros, que encareceram para o consumidor até 15% este ano.

Mirando os centros de menor porte, as companhias ganham agressividade, replicando nas pequenas cidades a estrutura das capitais. “As regiões do interior de Minas já representam entre 50% e 60% dos negócios do setor”, informa Ângelo Garcia, vice-presidente do Sindseg-MG, que também abrange Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.

Enquanto em Belo Horizonte na última década a frota de veículos pouco mais que dobrou, atingindo 1,6 milhões, em Paracatu, no Noroeste de Minas, a conta triplicou no período, chegando a 36,7 mil veículos. Morador do município, o bancário Eduardo Antônio Pimentel, de 40 anos, comprou há dois anos um carro usado e, antes de sair de casa com o automóvel, contratou o seguro. “Além dos bancos, percebo que as maiores seguradoras disputam o mercado de Paracatu. O ruim para o consumidor é que o crescimento da violência encareceu demais o seguro”, observa o bancário. Ele conta que depois de vários orçamentos contratou o seguro por R$ 1,3 mil, cerca de 8% do valor do veículo. “Consegui economizar com a pesquisa R$ 400, mas constatei que paguei mais caro do que se estivesse em Belo Horizonte”, calcula.

O taxista Vanderlei Lima é de Brasília de Minas e não tem seguro, pois orçamento é apertado (foto: Danilo Evangelista/Esp. EM)
O taxista Vanderlei Lima é de Brasília de Minas e não tem seguro, pois orçamento é apertado (foto: Danilo Evangelista/Esp. EM)
De olho nas vendas para além da Grande BH, a seguradora Porto Seguro pretende alcançar dezembro na contramão da indústria. A companhia prevê alta de 40% nos negócios, embalados pelo crescimento das vendas nos municípios menores. Para isso, o gerente da sucursal Minas, Cristiano Maschio, percorre todo o estado à frente da expansão das operações, que até o fim do ano vai somar 100 unidades (postos de serviços) espalhadas no interior. Há dois anos, eram cinco postos e, no mês passado, o número atingiu 70 unidades. Maschio ressalta também o investimento para tornar os serviços mais rápidos. A empresa constatou que a demora pode fazer o consumidor desistir do negócio. “Antes, a vistoria era muitas vezes um entrave. Com as inovações que fizemos no mercado, no mesmo dia, o cliente do interior tem o carro liberado”, diz o executivo, explicando que o seguro vale depois de o veículo passar pelo processo.

ORÇAMENTO PRESSIONADO

Em momento de endividamento recorde das famílias, as despesas com seguros ajudam a deixar o orçamento ainda mais sufocado. Marcelino Francisco dos Santos, de 52, comerciante em Januária, no Norte de Minas, comprou no ano passado um Honda City zero quilômetro, que já saiu da concessionária segurado. “Comprei o seguro do novo carro por R$ 1.650. Além do financiamento, vou pagar prestações do seguro quase o ano inteiro. Se precisar usar o serviço, espero ser bem atendido”, disse o comerciante.

Alexandre Moreira, diretor regional da Liberty Seguros, observa que no primeiro semestre, a expansão da companhia no interior de Minas Gerais foi maior que na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo ele, o avanço de 37,9% nas vendas nos primeiros seis meses do ano podem ser creditados ao empurrão dos “pequenos.” Enquanto a Grande BH avançou 20%, os resultados de regiões pólo foram ainda mais gordos. “Em Juiz de Fora (Zona da Mata), crescemos 51%; no Sul de Minas, 40%; no Centro-Oeste, quase 30%”, aponta.

O executivo reforça que ações de marketing da seguradora no interior contribuíram para tornar a marca mais conhecida, aproveitando o crescimento do agronegócio e da renda nas pequenas cidades.” Na Bradesco Seguros, Almir Ximenes Filho, superindendente-executivo de Auto/RE, informa que o crescimento da companhia está equilibrado entre capital e interior. De janeiro a junho, as vendas de seguros para automóvel da companhia em Minas aumentaram em 38,8% em comparação a igual período de 2013, totalizando R$ 92,8 milhões em prêmios.

ACELERANDO

R$ 30 bilhões
Arrecadação do mercado de seguros de automóveis em 2013

R$ 2,5 bilhões
Participação de Minas Gerais no mercado do país

12%
Percentual que o setor pretende crescer esse ano

15%
Percentual médio de alta do preço do seguro este ano

Fonte: Mercado segurador


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