(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Proibida venda de lote de água mineral

Anvisa suspende comercialização de produto sem gás da São Lourenço devido à presença de bactéria acima do limite aceitável


postado em 16/08/2014 00:12 / atualizado em 16/08/2014 07:18

A distribuição e a venda do lote 32966047S1 da Água Mineral Natural São Lourenço estão proibidas desde ontem por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No lote, foi verificada presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite aceito pela legislação sanitária. O alerta sobre a contaminação, que coloca em risco especialmente crianças, grávidas e pessoas com baixa imunidade, foi levado ao fabricante Nestlé Waters Brasil em fevereiro, mas a proibição da comercialização só foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU). O lote atingido contém embalagens de água sem gás de 300ml, produzido em outubro de 2013, com validade até 23 de outubro deste ano.

A bactéria Pseudomonas aeruginosa causa alterações de odor e sabor nos alimentos. Em crianças, gestantes e pessoas com o sistema imunológico fragilizado, pode causar infecções, mas normalmente não representa risco preocupante à saúde. Segundo nota oficial publicada pela Anvisa, a amostra foi coletada pela Vigilância Sanitária de Campinas após denúncia de um consumidor que relatou ter sentido gosto estranho no produto.


A Vigilância Sanitária de Minas Gerais, onde está localizada a fábrica do produto, engarrafado em São Lourenço, no Sul do estado, foi acionada. A resolução tem validade imediata e o lote em questão não pode ser comercializado. O recolhimento é de responsabilidade do fabricante. Em nota, a Nestlé informou que desde que recebeu o primeiro contato da autoridade sanitária, ainda em fevereiro, informando sobre alteração de parâmetro no lote 32966047S1, tomou a decisão de suspender imediatamente a distribuição e comercialização do produto. “A medida foi tomada, ainda que controles internos, confirmados por análises realizadas em laboratório certificado pelo Inmetro, não tivessem apontado nenhuma desconformidade com a legislação vigente”, argumentou a empresa.

A coordenadora institucional da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, observa que a contaminação indica falha no processo de qualidade. Segundo ela, o tempo entre o alerta da Anvisa ao fabricante e a publicação no Diário Oficial é longo demais para o consumidor que está exposto ao risco. “Como existe o perigo de contaminação para crianças, gestantes e pessoas com baixa imunidade, o produto deve ser retirado imediatamente do mercado.” Segundo ela, caso algum consumidor tenha se sentido atingido ao tomar a água, deve entrar em contato com o fabricante.

Segurança

Em 1890, São Lourenço foi a primeira água mineral da América Latina a ser engarrafada. A marca foi adquirida pela Nestlé em 1992, que, 10 anos depois, criou a unidade de negócios Nestlé Waters. A empresa reforçou em nota que a segurança de seus produtos é prioridade e que adota rígidos padrões e controles dos processos de fabricação. A água mineral São Lourenço é encontrada em duas versões – natural e gasosa natural, em tamanhos de 300ml, 510ml e 1,25l. A reportagem entrou em contato com a Anvisa, mas até o fechamento da edição não obteve retorno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)