(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF e RF deflagram operação para combater fraude às bases de dados de CPF's

A operação ocorreu, simultaneamente em Minas Gerais, no Pará, em Pernambuco, São Paulo e no Rio de Janeiro


postado em 12/08/2014 18:41

A Polícia Federal deflagrou em ação conjunta com a Receita Federal, na manhã desta terça-feira, a Operação Alter Ego, que visa desarticular quadrilhas especializadas em fraudar as bases de dados da Receita Federal, especificamente o Cadastro de Pessoa Física (CPF), para usar em aberturas de empresas, empréstimos bancários e além de outras ações ilegais. A operação ocorreu, simultaneamente em Minas Gerais, no Pará, em Pernambuco, São Paulo e no Rio de Janeiro.

Cerca de 110 policiais federais e 50 servidores da Receita Federal deram cumprimento a 17 mandados de condução coercitiva, a 22 mandados de busca e apreensão e a oito mandados de prisão preventiva. Só na Região Metropolitana do Recife - Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes -, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de condução coercitiva, 19 ordens de identificação criminal e sete de afastamento de agentes públicos (quatro da Receita Federal e três dos Correios).



Durante o transcurso das investigações, que tiveram início através da Receita Federal, em meados de 2012, foram indiciadas, até o presente momento, 16 pessoas, em inquérito policial. A operação foi iniciada após análise de risco interna da Receita Federal, a qual detectou que alguns servidores e empregados dos Correios, entidade conveniada para inserção e alteração de CPFs, estavam envolvidos na emissão de centenas de CPFs com indícios de fraude.

Há pouco mais de um ano, após o início da investigação conjunta com o Escritório de Corregedoria da Receita, foi possível colher robustas provas da existência de, pelo menos, três quadrilhas especializadas nessa atividade criminosa, formadas, inclusive, por agentes públicos. A Investigação focou na fase de criação dos CPFs, sendo certo que já foi possível perceber seu uso em golpes de internet, criação de empresas e fraudes contra credores. Os principais crimes investigados são de inserção e alteração de dados falsos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)