(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercosul reafirma 'solidariedade militante' à Argentina

Kirchner, que receberá da Venezuela a presidência rotativa do Mercosul, agradeceu a solidariedade, reafirmou que seu governo pagará todas as suas dívidas


postado em 29/07/2014 17:32

Os países do Mercosul, reunidos nesta terça-feira em Caracas, reiteraram "sua solidariedade militante" com o governo da Argentina em sua disputa com os fundos especulativos em torno do pagamento da dívida soberana, que pode levar o país a uma nova moratória.

"Na reunião privada ratificamos toda a nossa solidariedade militante com a República Argentina, com a luta da presidente (Cristina Fernández) contra a tentativa, através dos chamados fundos abutres, de causar dano à Argentina por meio da especulação financeira", anunciou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na abertura da cúpula no centro de Caracas.


"E não é um dano à Argentina, é um dano a todos os países do sul", completou Maduro, presidente rotativo do bloco, que pediu a seus colegas que se envolvam na questão "para além das declarações".

Kirchner, que receberá da Venezuela a presidência rotativa do Mercosul, agradeceu a solidariedade, reafirmou que seu governo pagará todas as suas dívidas e concordou que os fundos especulativos "afetam não só a Argentina, mas todo o sistema financeiro internacional".

"Tentam de fora e de dentro (do país) nos assustar, insinuando que, se não fizermos o que eles dizem que temos que fazer, virão as dez pragas do Egito (...) A Argentina afirma mais uma vez a sua vontade, as suas convicções, suas decisões e suas ações, que estarão direcionadas ao pagamento de 100% dos credores, mas de forma justa, equitativa, legal e sustentável", disse.

O governo argentino tem até quarta-feira, 30 de julho, para chegar a um acordo com os fundos que chama de "abutres" e que foram beneficiados por uma sentença na justiça americana que permite a cobrança do valor integral dos títulos da dívida simultaneamente àquela feita pelos credores da dívida reestruturada em 2005 e 2010. Uma delegação da Argentina está reunida em Nova York com o mediador judicial para buscar uma solução para o litígio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)