(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copa influenciou humor de consumidor, apura FGV


postado em 25/07/2014 13:37 / atualizado em 25/07/2014 14:36

Enquanto o Brasil vencia em campo e avançava na Copa do Mundo, a confiança do consumidor mostrou sensível melhora neste mês. Mas após o fatídico dia 8 de julho, quando a seleção brasileira foi derrotada pela Alemanha por 7 a 1, o índice de confiança começou a arrefecer, tendência que durou até o fim da apuração, no último dia 22. "Isso mostra como um fator completamente exógeno pode influenciar a percepção dos consumidores sobre a economia", afirmou a economista Viviane Seda, responsável pela Sondagem do Consumidor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foi a primeira vez em que os pesquisadores da FGV se dedicaram ao acompanhamento diário de uma sondagem. A ideia era verificar se a realização do Mundial no País teria interferência nos resultados, até porque a pesquisa é realizada em sete capitais, todas cidades-sede. E estavam certos. No saldo, a confiança do consumidor subiu 3,0% em julho, após alta de 1,0% em junho, e o impulso veio sobre uma sensível melhora na percepção da economia no momento atual, cujo indicador avançou 8,8%.


"Não mudou nada na economia para que tivesse melhora de 8,8% num indicador da economia atual. Teve desaceleração no preço dos alimentos, e isso tem influência sim, principalmente nas classes de renda mais baixas. Mas não existiu outro fator que fosse tão forte a ponto de provocar isso", ponderou Viviane. Os efeitos foram ainda mais potentes no Rio de Janeiro (+16,7%), cidade que recebeu milhares de turistas durante o evento e ganhou um ambiente mais favorável para o emprego temporário.

Diante da constatação da influência da Copa, a economista observa que não se pode falar em recuperação da confiança, que vinha tendo recuos expressivos desde o início do ano. As expectativas em relação à economia, por exemplo, continuam em um nível considerado de forte pessimismo. "Como esse efeito ficou mais claro, temos de avaliar os próximos resultados para afirmar se a tendência de queda reverteu", disse Viviane.

Emprego

A Copa do Mundo ainda interferiu nas avaliações dos consumidores sobre o mercado de trabalho, inclusive com tendências completamente distintas nas capitais. No geral, houve queda de 2,7% na percepção sobre o emprego atual, mas no Rio de Janeiro houve melhora de 10,2%, possivelmente na esteira da criação de vagas temporárias durante o evento, com destaque para o setor de serviços. Em São Paulo, onde o setor industrial tem participação importante na economia, houve queda de 11,1% neste quesito.

Mas foi na capital paulista que as famílias se mostraram mais otimistas com o mercado de trabalho no futuro. O avanço foi de 8,7% em São Paulo. Apesar disso, o otimismo tem de ser relativizado, alerta Viviane. A passagem do período de paralisações e feriados, bem como o maior número de dias úteis no segundo semestre, pode estar trazendo algum alento no sentido de frear o movimento de dispensas na indústria.

"O otimismo em relação a emprego futuro está muito focado em São Paulo. Como a indústria já reduziu muito o quadro de funcionários, os consumidores acham que não vai mais acontecer isso. Acreditam que vão pelo menos parar de demitir", explicou a economista. Nas outras regiões, a expectativa de aumento de emprego é bem menor. No total, o avanço do quesito em nível Brasil foi de 6,0% em julho. Diante do otimismo com o emprego, as famílias também apostam em uma folga no orçamento nos próximos meses. Viviane pondera, contudo, que as expectativas para emprego nas sondagens empresariais seguem mostrando intenção de demitir funcionários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)