(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IBGE divulga dados incompletos de desemprego pela 2ª vez

Dados estão atrasados devido à greve dos servidores do instituto; Em BH, a taxa subiu para 3,9% em junho, contra 3,8% em maio. Rendimento médio caiu para R$ 1.892,80


postado em 24/07/2014 09:38 / atualizado em 24/07/2014 11:59

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) referentes a junho apenas para quatro das seis regiões metropolitanas. As etapas de coleta, apuração, crítica, análise e avaliação da qualidade dos dados estão atrasadas devido à greve dos servidores do instituto. As informações completas referentes a maio tampouco serão divulgadas hoje. No mês passado, a pesquisa já havia sido divulgada parcialmente.

Estão disponíveis apenas dados para Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Houve atraso na apuração de Salvador e Porto Alegre, mesmas regiões afetadas na pesquisa de maio. “Posteriormente, em data ainda não definida, está prevista a divulgação dos dados completos do mês de junho incluindo as regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre”, esclarece o Instituto.


Belo Horizonte

Na capital mineira, a taxa ficou em 3,9% em junho, contra 3,8% em maio. A renda média real dos trabalhadores caiu 2,2% em junho ante maio, para R$ 1.892,80. A queda nos salários foi puxada principalmente pela construção, com perda de 5,4% no salário. Na indústria, o recuo no salário médio real foi de 0,4% e 2,4% nos serviços prestados às empresas.

Em São Paulo, a taxa de desocupação ficou em 5,1% em junho, igual resultado observado em maio. No Rio de Janeiro, a taxa de desemprego ficou em 3,2% em junho, ante 3,4% em maio. Em Belo Horizonte, a taxa ficou em 3,9% em junho, contra 3,8% em maio. Já no Recife, a taxa de desocupação ficou em 6,2% em junho, contra 7,2% em maio. Segundo o IBGE, não há previsão para a divulgação dos dados completos da PME de maio e junho.

A greve no instituto teve início no fim de maio, e já impediu a divulgação da taxa de desemprego para as seis principais regiões metropolitanas do país no mês passado, apurada pela Pesquisa Mensal de Emprego. Houve atraso na coleta de dados nas regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)