(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OPORTUNIDADES À VISTA

Pequenos e médios empresários recebem cursos de capacitação da Anglo American

Objetivo do programa é turbinar vendas e fazer novos investimentos


postado em 30/06/2014 06:00 / atualizado em 30/06/2014 08:11

Durante oficina em Dom Joaquim, empreendedores aprendem a elaborar planos de negócios. Projeto vai beneficiar 200 empresários em mais três cidades (foto: Ronaldo Guimarães/Divulgação)
Durante oficina em Dom Joaquim, empreendedores aprendem a elaborar planos de negócios. Projeto vai beneficiar 200 empresários em mais três cidades (foto: Ronaldo Guimarães/Divulgação)

Proprietários de pequenas e médias empresas, além dos produtores rurais dos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Alvorada de Minas e Serro, são alvo do Programa de Empreendedorismo Global da Anglo American, e já tiveram as primeiras oficinas. Implantado no Brasil em outubro de 2013, o programa começou em Minas Gerais há dois meses. A ideia é fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento local sustentável entre o público-alvo da iniciativa. As localidades escolhidas fazem parte da região de influência direta e indireta do Projeto Minas-Rio, empreendimento da empresa em fase de implantação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A iniciativa beneficiará cerca de 200 proprietários de pequenas e médias empresas, além de produtores rurais daqueles municípios.

O Programa de Empreendedorismo Global da Anglo American oferece cursos de capacitação e assessoria profissional, que darão apoio necessário aos empresários para que estes façam suas empresas ou projetos crescerem. São cursos gratuitos e voltados para pequenos e médios empresários urbanos ou rurais, com assessoria sobre gestão de negócios e oportunidades de investimento, acompanhamento de novos projetos e empresas, e acesso às fontes de financiamento de baixo custo. Além disso, possibilitará aos empresários estruturarem projetos, buscar novos produtos e mercados, trocar experiências com outros empreendedores e desenhar o plano de crescimento do negócio.

Maurício Martins, gerente-geral de desenvolvimento social da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, explica que o programa endossa uma das prioridades da área de desenvolvimento social da Anglo American, que é apoiar as comunidades locais, nos quais a empresa atua. “Por isso, decidimos investir no potencial empreendedor e na vocação das localidades de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Alvorada de Minas e Serro, para trazer benefícios duradouros, como geração de emprego e renda, melhoria da capacitação profissional e melhoria da qualidade de vida da população.”

Maurício Martins explica que mais de 1,3 mil micro, pequenas e médias empresas foram treinadas em Botswana, África do Sul e Chile, na política global de apoiar comunidades (foto: Maurício Martins/Divulgação)
Maurício Martins explica que mais de 1,3 mil micro, pequenas e médias empresas foram treinadas em Botswana, África do Sul e Chile, na política global de apoiar comunidades (foto: Maurício Martins/Divulgação)
O gerente da Anglo American ressalta que a empresa firmou acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar os projetos dos participantes do programa após a estruturação dos planos de trabalhos de cada empreendedor, o que deve ocorrer em 2015, depois da realização das oficinas. “Globalmente, desde 2011, mais de 1,3 mil micro, pequenas e médias empresas já foram beneficiadas com o programa em Botswana, África do Sul e Chile. Esta é uma política global da empresa de apoiar as comunidades anfitriãs em seu desenvolvimento socioeconômico. E o Brasil oferece inúmeras oportunidades para o crescimento do empreendedorismo.”

Maurício salienta que a próxima etapa do programa será a realização de mais três oficinas de capacitação e oferta de consultoria. “Serão, ao todo, quatro oficinas durante o ano, com carga horária de 10 a 20 horas por mês”, diz o gerente. Após a fase de diagnóstico e planejamento, a primeira etapa do programa será a realização de encontros de introdução para as propostas que receberão apoio do projeto. A expectativa é que cerca de 200 empresas sejam beneficiadas nos quatro municípios.

Aprendizado valioso
Das quatro oficinas de capacitação e assessorias técnicas a serem realizadas, a primeira foi feita no mês de abril, no município de Dom Joaquim. Durante as reuniões, os empreendedores puderam elaborar diversos planos de negócios. “Sempre gostei de participar de programas que possibilitam a aquisição de um aprendizado rico. Quando comecei o meu negócio, os processos não eram tão organizados como hoje, mas espero com a assessoria oferecida pelo Programa de Empreendedorismo da Anglo American poder colocar as coisas em ordem. Quando estiver mais organizado, até os clientes ficarão mais satisfeitos com os nossos serviços”, diz Geraldo Braz Aguiar de Araújo, proprietário da GMax Material de Construção, morador e participante do programa no município de Dom Joaquim.

Júlio César da Silva Gonçalves, proprietário da Mundial Meias, participante do programa e morador no mesmo município, ressalta que o programa chegou em boa hora. “Comecei com uma pequena produção de meias na roça, quando uma chuva forte destruiu meu maquinário. Quase pensei em desistir, mas a empresa me apresentou o programa e disse que poderia ajudar. Hoje, produzo cerca de cinco mil dúzias de meias por mês e a venda é certa. Também não misturo mais as finanças de casa com as da empresa e já consigo administrar as saídas e entradas de caixa”, orgulha-se o empresário.

Abrangência

A empresa Anglo American atua no Brasil desde 1973 e está presente com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP) e nióbio, nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás. O Minas-Rio, principal projeto mundial da empresa, atingirá, em sua primeira fase, a capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais, com 525 quilômetros de extensão, e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, em São João de Barra (RJ).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)