(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Icatu vai vender seguros a clientes do Banrisul


postado em 27/06/2014 09:01

São Paulo, 27 - A seguradora Icatu Seguros venceu uma disputa com mais de dez companhias para vender seguros de vida e planos de previdência aos correntistas do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), conforme apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. O valor acertado, segundo uma fonte de mercado, foi de cerca de R$ 200 milhões. O contrato tem duração de 20 anos.

O negócio era bastante cobiçado pelo mercado em razão da baixa penetração de seguros na base de clientes da instituição.

O objetivo de Icatu e Banrisul, conforme uma fonte com conhecimento no assunto, é formar uma joint venture na qual cada sócio terá 50% do negócio. Só devem ficar fora da divisão as receitas de corretagem, que continuarão nas mãos da corretora cativa do Banrisul.

Contou a favor da seguradora vitoriosa, de acordo com um executivo de mercado, o relacionamento já existente com o banco. Isso porque a Icatu já era parceira do Banrisul na venda de seguros, embora não existisse um contrato de exclusividade do balcão da instituição. Além disso, a Icatu tem experiência em canais venda de seguros via agências bancárias. Tem parcerias com os bancos da Amazônia, de Brasília (BRB), do Espírito Santo (Banestes), entre outros. São mais de 40 no total.

As negociações para a venda do balcão do Banrisul começaram no início deste ano e foram concluídas neste mês. Participaram 12 seguradoras da primeira fase, sendo que apenas três passaram para a segunda etapa. Foram elas, segundo fonte, Yasuda Marítima Seguros, a suíça Zurich e Icatu. O assessor do Banrisul na operação foi o banco de investimentos Brasil Plural.

Prioridades

O Banrisul tem apostado suas fichas no setor de seguros a exemplo de outros bancos que têm priorizado segmentos que consumam menos capital, em meio às pressões das novas regras de Basileia III e também de menor risco. No primeiro trimestre, as receitas de seguros do banco cresceram mais de 129%.

Durante teleconferência da última temporada de balanço, João Emilio Gazzana, diretor financeiro e de relações com investidores do Banrisul, disse que a provável “melhor parte” em seguros ainda não tinha acontecido e que, por isso, o segmento continuaria “forte”.

O Banrisul está entre os sete maiores bancos do Brasil em número de agências e em depósitos totais, segundo dados do Banco Central. São quase R$ 57,5 bilhões de ativos, o que o coloca entre os 12 maiores.

Procurada, a Icatu confirmou que participou do processo de concorrência. O Banrisul informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o assunto não procede. O banco disse que “mantém contrato de distribuição de seguros com diversas seguradoras, sem prazo de duração e sem exclusividade”. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)