(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Servidores do IBGE aprovam paralisação parcial na próxima terça-feira


postado em 24/04/2014 20:35

Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aprovaram paralisação parcial da categoria na próxima terça-feira em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Paraíba, enquanto servidores de Alagoas, Pernambuco, do Espírito Santo e Maranhão aprovaram estado de greve e as unidades do instituto em outros estados realizam assembleias, ainda neste mês, para definir os rumos do movimento no país.

A informação foi transmitida hoje pela diretora da Executiva Nacional da Associação dos Servidores do IBGE (Assibge), Ana Carla Magni. Ela disse que a pressão para que haja uma revisão da posição sobre a Pnad Contínua, tanto por parte do IBGE quanto pelo Ministério do Planejamento, foi o estopim para uma possível greve dos funcionários, mas o movimento revela uma crise maior no instituto.


No último dia 10, o IBGE anunciou a suspensão, até janeiro do próximo ano, da divulgação trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), explicando que parlamentares tinham questionado a metodologia de cálculo da renda domiciliar per capita. No dia 15, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou que a divulgação trimestral poderia pôr em risco a qualidade da Pnad.

Segundo Ana Carla, a crise não se resolve somente com a questão da Pnad Contínua: "Esse é um estopim importante, mas tem que recompor a capacidade técnica do instituto e garantir a autonomia. Significa mais concursos, valorizar o salário dos trabalhadores, mas também garantir a autonomia técnica, repensando a democratização da instituição, recompondo o orçamento, porque não adianta ter gente e não ter recursos para fazer as pesquisas também”.

De acordo com ela, dos 5.790 trabalhadores do IBGE, 4 mil estão em condições de se aposentar nos próximos anos nas 580 agências do instituto em todo o país. Do concurso feito este ano, vão ingressar no máximo 550 trabalhadores. “A gente já tem pelo menos dez agências funcionando sem nenhum trabalhador efetivo, 130 só com um efetivo e cerca de 180 unidades com dois trabalhadores efetivos. O restante é trabalhador temporário, que vai sair a qualquer momento. Os 330 servidores de nível intermediário não serão suficientes para recompor essas agências”, acrescentou.

Os trabalhadores pedem a abertura imediada de negociação com o governo federal. O Ministério do Planejamento informa que recebeu o pedido de reunião na semana passada, mas a Secretaria de Relações do Trabalho está com muita demanda de outras categorias do funcionalismo público. Portanto, ainda não há previsão de quando poderá atender os servidores do IBGE.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)