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Estado de Minas

Telefone da Anatel continua fora do ar


postado em 19/04/2014 06:00 / atualizado em 19/04/2014 08:53

Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) contratou por R$ 10,3 milhões, com dispensa de licitação, uma nova empresa de call center para operar a Central de Atendimento Telefônico, que está sem funcionar desde o início de março. Apesar do gasto elevado, o serviço, que deveria ser acionado pelo telefone 1331, continua fora do ar.

Segundo contrato assinado em 28 de março, a Call Tecnologia e Serviços Ltda. prestará serviços à Anatel por apenas sete meses, conforme informações publicadas no Diário Oficial da União (DOU), por meio do Extrato de Dispensa de Licitação 04/2014. O telefone 1331 é o canal mais usado pelos consumidores para registrar queixas.

Procurado, o órgão regulador garantiu que o serviço voltará ao normal nos próximos dias, mas não determinou uma data exata. Além disso, a assessoria da agência informou que, enquanto isso, os consumidores podem encaminhar as reclamações por meio do site www.anatel.gov.br/consumidor/atendimento/canais-de-atendimento, ou enviar carta pelos Correios.

No ano passado, a Anatel registrou 7,67 milhões de atendimentos. A grande maioria foi prestada pela central telefônica (92,7%). Outros 7 % foram feitos via internet, 0,11 % mediante atendimento presencial e 0,17 % por outros meios, inclusive cartas.
A Proteste – Associação de Consumidores afirmou que a Anatel – que regulamenta o setor de call center das operadoras de telefonia e tevê por assinatura – pode ser punida pela falha na prestação do serviço. "O atendimento da Anatel não deveria estar for a do ar. Tanto o órgão regulador quanto as empresas são obrigados pela lei a prestar um serviço adequado à população. A agência pode ser punida com base Código de Defesa do Consumidor (CDC)", ressaltou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.

Falhas


Desde 2009, o call center da Anatel vinha sendo operado pela empresa Telco. O contrato, porém, foi rescindido pela reguladora no início deste mês, sob a alegação de falhas no serviço. Na versão da Telco, a decisão de interromper os trabalhos partiu dela, devido a um desequilíbrio financeiro do acordo. A Call Tecnologia e Serviços foi a segunda colocada na licitação feita à época, e por isso, segundo a Anatel, foi chamada para completar o prazo remanescente do contrato, com dispensa de licitação, conforme prevê a legislação. A nova empresa conta com 150 novos atendentes e promete dobrar o número de funcionários disponíveis. (GA)


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