(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hamilton diz que política monetária do país é 'adequada'

Diretor do BC reiterou que a resposta da política monetária hoje não é diferente da política dos ciclos de alta de juros anteriores


postado em 16/04/2014 14:37 / atualizado em 16/04/2014 14:45

O diretor de política econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, ressaltou, nesta quarta-feira, que a política monetária no Brasil tem operado adequadamente. Segundo ele, algumas pessoas poderiam, eventualmente, indagar se a política monetária em curso hoje é menos eficiente do que a política implementada nos últimos três ciclos. "Eu diria que não", disse. Para ele, contudo, a transmissão de política monetária no Brasil é cercada de incertezas. Mesmo assim, ele reiterou que a eficiência da política monetária no Brasil pode ter aumentado nos últimos anos.


Carlos Hamilton reiterou que a resposta da política monetária hoje não é diferente da política dos ciclos de alta de juros anteriores. De acordo com ele, a amplitude a elevação da taxa de juros no ciclo atual se aproxima bastante da elevação dos quatro ciclos anteriores de elevação de juros. Ele lembrou que nos três primeiros ciclos a inflação aumentou quando a Selic foi elevada. Ainda de acordo com o diretor do BC, no que diz respeito às expectativas de inflação, elas também respondem à defasagem das ações de política monetária. Carlos Hamilton participou hoje do 5º Itaú BBA+ Macro Vision International Conference, em são Paulo.

Hamilton falou que as expectativas dos agentes econômicos em relação à inflação "além de afetar a formação de preços diretamente" também permeiam outros três canais de transmissão da política monetária sobre a demanda agregada e inflação: atividade, crédito e câmbio. "Pela variedade de canais, pela diferença temporal com que podem alcançar os preços, entre outros aspectos, a transmissão das ações de política monetária é cercada de incertezas, especialmente em condições peculiares como as que ora prevalecem, doméstica e externamente", disse o diretor do BC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)